Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura estrangeira na rede pública de ensino
enaf/licenciar_17.html
Autor(es): Mariana Buchmann; Rafaela Guimarães
Professor(es) orientador(es) do projeto: Paula Garcia de Freitas
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Letras - italiano
RESUMO
Este projeto está vinculado ao programa Licenciar da UFPR, cujo objetivo é ampliar a formação acadêmica e a produção de conhecimento científico sobre a prática pedagógica. No caso específico deste projeto, o objetivo é dar a oportunidade aos alunos de Licenciatura de italiano de lecionar, pela primeira vez, a língua e refletir sobre a própria prática docente. Neste ano de 2013, o projeto conta com duas bolsistas que participam, desde abril, de reuniões semanais com a orientadora para a discussão de textos, a preparação do curso e a elaboração do material, que será implementado no segundo semestre com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Professora Rejane Silveira Sachette, em Curitiba. Neste primeiro semestre ocupamo-nos do planejamento do curso, com base em algumas reflexões advindas da teoria: percebemos que o conteúdo do curso deve estar vinculado à realidade do aluno, mas deve ir além; percebemos também que a concepção de língua, de ensino e de aprendizagem influenciam nas decisões metodológicas tomadas pelo professor e, ainda, que planejar o curso é fundamental para o bom andamento das aulas. Além disso, entendemos que a aprendizagem do idioma está ligada ao entendimento da cultura que ela veicula, e que atividades centradas no significado podem estimular a comunicação na língua estrangeira. Por essa razão, o material por nós elaborado é baseado em tarefas comunicativas, isto é, atividades que requerem a atenção dos alunos para o significado das enunciações, para a compreensão e a produção de significados na L2/LE (XAVIER, 2007, P. 33), que possibilitarão o contato com a cultura italiana, sem alimentar a criação de estereótipos. Pode-se dizer que participar deste projeto está contribuindo para o desenvolvimento de nossa capacidade de pesquisa e de reflexão científica, verificada no planejamento do curso, na elaboração dos planos de aula e na criação desse material alternativo para o ensino do idioma italiano, capaz de colocar o aluno em contato com a cultura do país.
Palavras-chave: Ensino, Língua italiana, Tarefas comunicativas