Representação do espaço geográfico: a utilização de maquetes no Ensino de Geografia
enaf/pibid_38.html
Autor(es): Gisele Neuman; Marcos Roberto Ribeiro dos Santos; Supervisora: Aline Nikosheli Nepomuceno
Professor(es) orientador(es) do projeto: Elaine Cacia de Lima Frick
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Geografia (N)
RESUMO
Considerando o espaço geográfico como um conjunto de objetos naturais e sociais, o conhecimento destas esferas torna-se importante para a Geografia Escolar, a partir do uso de métodos e procedimentos que deem conta de mostrar ao aluno as múltiplas relações existentes entre os fenômenos e sua espacialização, daí a importância da representação cartográfica. Visando entender a distribuição dos elementos naturais no espaço, trabalhamos as formas do relevo a partir das curvas de nível do mapa, onde a construção de maquetes como proposta metodológica proporcionou uma visualização tridimensional do espaço. A presente atividade foi realizada através do subprojeto Geografia do PIBID-UFPR no Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, com a turma do 2º ano do Ensino Médio (2º B) os quais foram divididos em três grupos. As curvas de nível foram modeladas no isopor com agulhas aquecidas, seguindo-se da montagem, pintura, orientação e criação da legenda. Como resultado da atividade, temos uma maquete representando o Estado do Paraná, elaborada em quatro aulas (50 minutos cada aula). Esta atividade permitiu que a representação bidimensional da carta topográfica, tornar-se tridimensional, sua construção despertou nos alunos a possibilidade da percepção de um espaço mais amplo dado que os mesmos conseguiram identificar feições e a localização de outros elementos que vão desde a indicação de outros estados fronteiriços ao Paraná, até cursos de rios. Para Simielli et al.(2002) a representação do relevo por meio de maquetes, permite ao professor tratar diretamente com o aluno noções de posição, distância, direção, concentração, quantidade, entre outros. Nesta atividade houve entendimento de conceitos necessários para a leitura e compreensão das representações, como: a simbologia, que foi elaborada pelos alunos, os conceitos de escala necessários para que se pudesse representar de maneira fidedigna, a construção do layout, para que as maquetes ficassem orientadas e a construção da rosa dos ventos, fez com que os alunos situarem-se em um espaço de referência. Para Kozel (1999), a partir da compreensão do espaço local, torna-se muito mais fácil o estudo de qualquer área do planeta, pois permite estabelecer analogias a partir de uma experiência vivida, além de aguçar o grau de reflexão. Desta forma, a redução da escala de trabalho para município ou até mesmo para o bairro no entorno da escola, procurou estabelecer laços entre o conteúdo desenvolvido em sala de aula e a realidade que rodeia o aluno em seu cotidiano.
Palavras-chave: Geografia, Relevo, Maquetes