Monitoria - o aprendizado de estratégias e dinâmicas no desenvolvimento de produto e serviço de informação

Autor(es): Josiete do Carmo

Professor(es) orientador(es) do projeto: Maria do Carmo Duarte Freitas

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Gestão da Informação (M)


RESUMO

O Programa de Monitoria da UFPR oportuniza atividades formativas e de desenvolvimento das competências pedagógicas no aluno interessado na carreira acadêmica. A disciplina de Produto e Serviço de Informação do curso de Gestão da Informação apresenta desde a primeira aula o que será o resultado ao final da disciplina. Ex-alunos são convidados para narrar sua experiência e dificuldades na condução do projeto. Relata as ações de desenvolvimento da monitoria voluntária na disciplina de PSI que requer conhecimentos de estratégia, condensação, marketing, gestão de projetos, entre outras. Inúmeras dinâmicas são utilizadas na busca de desenvolver o pensamento criativo com auxílio de legos, trechos de filmes de animação como Objetos de Aprendizagem (OA). A monitoria participa na alimentação e auxilio no uso do Ambiente Virtual - MOODLE - em atividades complementares e como meio de comunicação entre a professora/monitora e os alunos; nas enquetes e técnicas como Quality function deployment (QFD). O projeto tem o foco na aprendizagem baseada em problemas reais. A equipe deverá identificar uma situação real e refletir ao longo de quatro meses na busca de fazer o projeto informacional e depois conceitual. Ao final do período de monitoria, pode-se observar a evolução na qualidade e comprometimento/aproveitamento dos discentes na disciplina sendo que alguns dos projetos acadêmicos efetuados estão em aplicação/prática no ambiente estudado. Em continuidade para o período de 2013 a monitoria, destaco a oportunidade e os espaços de discussão de cada estratégia com a professora é certamente um canal que permite afirmar mesmo antes do termino que estou desenvolvendo as competências e habilidades necessárias a um futuro docente. Além disso, há uma busca continua de superação dos desafios impostos na renovação periódica nas estratégias da disciplina pela professora o que ajuda inclusive na compreensão e aplicação destes conceitos em outras atividades em curso. Finalmente fecho com a compreensão da monitora que a atividade do professor exige constante renovação dos conhecimentos e buscar por novas formas de ensino, aplicadas as práticas em sala de aula ou treinamento para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Produtos, Serviços, Informação