Monitoria em Fisioterapia: um caminho para o ensino e aprendizagem

Autor(es): Daniel Clarissa Bazanella; Gabriela Soares Ximendes

Professor(es) orientador(es) do projeto: Luize Bueno de Araujo

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)


RESUMO

A monitoria do módulo de Neurofuncional II tem como objetivo contribuir com o aprendizado dos acadêmicos do 5° período do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral.Possibilita participar do processo ensino/aprendizagem vivenciando uma iniciação à docência. Estimula a criatividade e o entendimento da relação discente/docente. Proporciona uma vivência direcionada a Fisioterapia Neurofuncional na Infância e Adolescência com um foco no desenvolvimento psicomotor atípico. Visa Desenvolver atividades relacionadas à promoção e prevenção em saúde nas diversas síndromes e em casos de paralisia cerebral (PC). Estimula a criação de senso crítico na realização e produção de conhecimento em Fisioterapia. A monitoria consiste em promover reuniões semanais com os discentes para facilitar o processo ensino/aprendizagem, leitura crítica com referencial teórico científico que abordem temas de Neurofuncional Infantil II, realizar discussões e grupos de estudo, preparar materiais para publicação no meio científico e desenvolver produtos com o intuito de trazer benefícios à sociedade. Acompanhar a criação de material para as atividades práticas na instituição com crianças com deficiências físico/motoras no município de Curitiba/PR. Auxiliar nas dificuldades que aparecerem no decorrer do semestre, relacionadas ao referencial teórico e conteúdos abordados no módulo, como: conceitos fisioterapêuticos de avaliação e intervenção em neurologia infantil; vivências práticas do processo fisioterapêutico nos casos de PC e principais síndromes neuroinfantis; treinamento funcional, a importância do lúdico na avaliação e na intervenção e métodos alternativos para tratamento fisioterapêutico. O contato com a monitoria além de oportunizar o aluno-monitor a iniciação a docência, também contribui com o aperfeiçoamento do conhecimento teórico dos mesmos, decorrente da necessidade de se pesquisar e compreender o conteúdo do módulo. A iniciação a docência permite aos alunos realizarem um intercambio de conhecimentos. Isso proporciona uma maior experiência na prática fisioterapêutica, em decorrência da proximidade com pacientes que tenham seu desenvolvimento psicomotor atípico, seja em decorrência de uma síndrome ou de uma PC. Essa vivência também é estimulada pelo contato direto com profissionais que já possuem experiência na área. A produção de materiais estimula a interação terapeuta-paciente. Referencial teórico: UMPHRED, D.A . Reabilitação neurológica. 4.ed. São Paulo: Manole, 2004.; SHEPHERD, R.B. Fisioterapia em pediatria. 3.ed. SP: Santos, 2006.

Palavras-chave: Monitoria, Fisioterapia, Neurofuncional II