RESUMOS PIBID

O TEATRO NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

CAIXAS DIDÁTICAS DO MAE E ENSINO DE SOCIOLOGIA - MEDIAÇÕES, DIÁLOGOS E RESSIGNIFICAÇÕES

ENTRE O “BRASIL +500” E O “BRASIL OUTROS 500”, HELENA BOMENY E FLORESTAN FERNANDES VÃO ÀS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

 (RE) CONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR INSERIDO NO BIOMA “MATA ATLÂNTICA”

CLUBE DE CIÊNCIAS: AQUÁRIO NA ESCOLA: INSTIGAR, CONHECER E APRENDER (PIBID – CIÊNCIAS)

COMO MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM ADOLESCENTES DESMOTIVADOS, QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE RISCO?

PIBID/UFPR – SUBPROJETO MATEMÁTICA – A EXPRESSÃO GRÁFICA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

ARTICULANDO POESIA E EXPERIMENTAÇÃO NA AULA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO PIBID

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE UTILIZA A ABORDAGEM CTS

LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: POTENCIALIDADE DO CAPÍTULO "FOGO FRIO", DO LIVRO "TIO TUNGSTÊNIO"

UNIDADE DIDÁTICA SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NA ABORDAGEM DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO PIBID-QUÍMICA

HISTÓRIA E(M) IMAGENS: NARRATIVAS VISUAIS E CONTEMPORANEIDADE

O DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: DA DETERMINAÇÃO À ESCOLHA

TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO CURRICULAR DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O ALUNO COMO PARTE INTEGRANTE DESTE PROCESSO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A BUSCA DE UM SIGNIFICADO POSSÍVEL

INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

APLICAÇÃO DE NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO AS AULAS DE ENSINO MÉDIO

DA TEORIA À PRÁTICA: A AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS PARA O ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO DA URBANIZAÇÃO DE CURITIBA/PR

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CIDADE DE CURITIBA ATRAVÉS DE RECURSOS AUDIOVISUAIS

GEOGRAFIA NO DIA-A-DIA: DESENVOLVENDO ATIVIDADES PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO, FUSO HORÁRIO E ESCALA NO ENSINO MÉDIO

SEMEANDO O APRENDIZADO EXPERENCIADO NO PIBID ATRAVÉS DE UM BLOG PARA UMA COLHEITA DE BONS FRUTOS A EDUCAÇÃO

PIBID MATEMÁTICA: DA UFPR PARA A SALA DE AULA

PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA

DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DO CONTEÚDO E SEU EFEITO NA APRENDIZAGEM SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA

LIGAÇÕES QUÍMICAS E LIGAS METÁLICAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DE CURITIBA ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

A PRODUÇÃO LITERÁRIA NOS ANOS DE CHUMBO

ALÉM DA ESCOLA: MEDIAÇÃO DE LEITURA NA SALA DE AULA

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA: FÍSICA DE FORMA LÚDICA NO MAGISTÉRIO

ENSINANDO E APRENDENDO ASTRONOMIA E APRENDENDO A SER PROFESSOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR BOLSISTAS-DOCENTES DO PIBID DE FÍSICA DA UFPR

ESTUDAR, APRENDER E ENSINAR ASTRONÁUTICA E APRENDER A SER PROFESSOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR BOLSISTAS-DOCENTES DO PIBID DE FÍSICA DA UFPR

INTERPRETAÇÃO E ANALISE DA FATURA ELÉTRICA RESIDENCIAL POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MEDIO

TEORIA DAS CORES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO BOLSISTA PIBID-INGLÊS – CONTEXTOS DIVERSOS, IDENTIDADES DIVERSAS

A VOZ E O ENGAJAMENTO DO SUJEITO NA ESCOLA – A PERSPECTIVA DO BOLSISTA PIBID SOBRE O PAPEL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

OFICINA SHERLOCK HOLMES - CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO USO DE LITERATURA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

PROJETO PIBID/INGLÊS PARA A SEMANA CULTURAL NA ESCOLA PÚBLICA - A COPA DO MUNDO NO BRASIL: CONHECENDO UM DOS PAÍSES QUE DISPUTARÃO A TAÇA – USA

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE CORRENTE ELÉTRICA PARA O ENSINO MÉDIO

CONCEITOS QUÂNTICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA

DEMOCRACIA: A CRIAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL A PARTIR DA FILOSOFIA POLITICA. A EXPERIÊNCIA DO PIDIB NO COLÉGIO ESTADUAL SÃO BRÁZ

CONSCIÊNCIA NEGRA: DIFERENTES PERCEPÇÕES PELA INSTITUIÇÃO DO FERIADO

O DIA DA MULHER E O MACHISMO NA SOCIEDADE: A PERCEPÇÃO DE ESTEREÓTIPOS FEMININOS PRESENTES NAS PROPAGANDAS (PIBID SUBPROJETO HISTÓRIA 1)

O GOLPE MILITAR NO BRASIL E A CENSURA: DISCUSSÃO DE DIREITO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA ATUALIDADE

A SEGUNDA LEI DE NEWTON E A VERIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DA CINEMÁTICA COM USO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA

APRENDENDO A FAZER UMA LEITURA DO CÉU

ESPECTROSCOPIA: A LUZ COMO FONTE DE OBSERVAÇÃO EM UMA ABORDAGEM DA FÍSICA MODERNA E LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO

O COTIDIANO COMO OBJETO DE ANÁLISE PARA O ENSINO DE FÍSICA: O RÁDIO DE GALENA

O ENFOQUE CTS NA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL PARA PROFESSORES A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS

O TELESCÓPIO COMO UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA E DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

O TELESCÓPIO COMPUTADORIZADO COMO UMA APLICAÇÃO DA ROBÓTICA NO ENSINO DA FÍSICA

O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTIMULO E REFLEXÃO NO ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA BASEADA NA INTERDISCIPLINARIDADE COM MÚSICA E CORES

O ENSINO DE FILOSOFIA NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

ALTERNATIVAS DIFERENCIADAS QUE PROCUREM CONTEXTUALIZAR E DAR SIGNIFICADO AOS CONTEÚDOS VISTOS COMO INFORMATIVOS, DANDO LUGAR AOS CONTEÚDOS FORMATIVOS

MAIS EDUCAÇÃO E O PIBID, SUAS INTERAÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCÊNCIA INTERDISCIPLINARES

PÁTIO EDUCADOR SUSTENTÁVEL

COLÉGIO ESTADUAL SEBASTIÃO SAPORSKI E O PIBID/UFPR BIOLOGIA 3: O INÍCIO DE UM TRABALHO PROMISSOR

REUNIÕES REFLEXIVAS: COMO A REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR AFETA A PRÁTICA DOCENTE

ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID BIOLOGIA 3 NO COLÉGIO ESTADUAL JÚLIO MESQUITA:
PASSOS INICIAIS

O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA - AÇÕES E DESAFIOS!

PIBID: UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO

PROJETO EDUCACIONAL SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COPA DO MUNDO NA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE CURITIBA

A UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO, UMA ABORDAGEM INCIAL FEITA NO COLÉGIO ESTADUAL YVONE PIMENTEL, CURITIBA-PR

METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA ATRAVÉS DE NOVAS TECNOLOGIAS

BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS: EXPERIÊNCIA NO CEI JÚLIO MOREIRA

CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA

EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS: PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

MENINAS COMO REFERÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E NA ESCOLA

FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA

FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTEGRANDO A BIBLIOTECA E A SALA DE AULA

PIBID - ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

HISTORIAS EM QUADRINHOS: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE ENERGIA

O ENSINO DA MÍTICA: DO LÚDICO À SAÍDA DO SENSO COMUM

A LITERATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO ESCOLAR

BLOGS E CHATS: A RELAÇÃO ENTRE TEÓRIA E PRÁTICA ATRAVÉS DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

A NOITE DOS FEIOS: SOCIOLOGIA ESCOLAR E A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS

DA LEI À PRÁTICA: RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA ESCOLA

LITERATURA E A SOCIOLOGIA: O USO DE MATERIAIS NÃO-SOCIOLÓGICO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

PROJETO "BABÁ": SOCIOLOGIA ESCOLAR ATRAVÉS DE TEXTOS LITERÁRIOS

PROJETO APROPRIAÇÃO, INTEGRAÇÃO E USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E O PAPEL DE MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO

ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA O ENSINO BÁSICO

O PIBIDIANO EM SALA DE AULA - UMA EXPERIÊNCIA INSUBSTITUÍVEL

PESQUISA E PRODUÇÃO DE PROCESSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA A APLICAÇÃO EM ESCOLAS DO PROUCA: SISTEMA DIGESTÓRIO E SISTEMA EXCRETOR

PRÁTICA & TEORIA NA BALANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE

TRABALHANDO COM GRUPOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO TÉCNICA DE MOTIVAÇÃO

A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA

AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE ENERGIA

DESCOBRINDO O UNIVERSO ATRAVÉS DA ASTRONOMIA: O ENSINO COM ENFOQUE LÚDICO, EXPERIMENTAL E HISTÓRICO PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO

UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO NO ENSINO DE FÍSICA

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA SALA DE AULA

GINCANA DA MATEMÁTIA NO COLÉGIO ALTAIR DA SILVA LEME

JOGOS NO ENSINO BÁSICO

AULÕES PREPARATÓRIOS PARA O VESTIBULAR

PROTAGONISMO DE BOLSISTAS PIBID NO EM

CONSTRUINDO A PRÁTICA DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA

TRABALHANDO A TEMÁTICA AMBIENTAL POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS NA CMEI CAMINHO ALEGRE NO MUNICÍPIO DE MATINHOS, PARANÁ

AULAS DE REFORÇO E PREPARAÇÃO PARA ENEM DO PIBID MATEMÁTICA I

JORNAL MURAL

_____