Autor(es) do Trabalho: Marisa Cristina Rodrigues
Nome do Orientador: Alexandro Dantas Trindade
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
 Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Ciências Sociais (M)
Área Temática: Educação

O trabalho tem como objetivo produzir uma reflexão acerca dos usos do material educativo desenvolvido pelo MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) da Universidade Federal do Paraná no ensino de Sociologia na educação básica. Desde 2008, o museu articula um projeto chamado de Caixas Didáticas do MAE. São materiais elaborados a partir de assuntos como padrões beleza, adornos, alimentação, brinquedos, música e cultura popular. A equipe que desenvolve as caixas escolhe diferentes objetos a partir do tema elencado, parte deles oriundos do próprio acervo do museu. Essas escolhas levam em conta o manuseio e a fragilidade das peças, a exemplo de plumárias indígenas e objetos arqueológicos, optando, em alguns casos, pela utilização de réplicas ou de objetos comprados que se adequam à abordagem pretendida. Além disso, as caixas também contam com textos de apoio e de contextualização histórica e social, propostas de atividades e dinâmicas pedagógicas. Uma das principais premissas do projeto é a circulação das caixas, isto é, que o material não se restrinja aos espaços físicos que o MAE dispõe - em Curitiba e em Paranaguá – mas que possa ser deslocado e levado ao encontro de seu público. As atividades com as caixas podem ser conduzidas tanto pelos próprios bolsistas da instituição, como por meio de empréstimo do material por professores da educação básica e alunos da UFPR. Foi nesse contexto, de empréstimo e utilização de uma das caixas didáticas na disciplina de Sociologia no ensino médio, que a bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do curso de Ciências Sociais da UFPR, desenvolveu a questão norteadora da investigação, desdobrando-se na pesquisa em andamento. A experiência decorrente da utilização do material ofereceu a possibilidade de questionar, em que medida, as atividades de ensino, pesquisa e extensão podem promover o diálogo entre escola e outros contextos educativos e auxiliar na abordagem de fenômenos, transformações e dinâmicas sociais que configuram a disciplina de Sociologia. Uma das primeiras reflexões originárias do estudo demonstra que, além da temática básica proposta pelo material, os conceitos de alteridade, diversidade cultural e étnica, importantes categorias reflexivas das Ciências Sociais, compõe o pano de fundo das discussões propostas.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Museu de Arqueologia e Etnologia; PIBID.

CAIXAS DIDÁTICAS DO MAE E ENSINO DE SOCIOLOGIA - MEDIAÇÕES, DIÁLOGOS E RESSIGNIFICAÇÕES