Autor(es) do Trabalho: Aline Ferreira Rodrigues; Denis Gomes Missão; Fernanda Machado; Gessiel Nardini Sperotto; Jaqueline De Oliveira Hoschele; Joice Cristine Schuhmann; Juliana Da Cruz De Melo; Katia Stachiw; Marco Antonio Da Cunha; Matheus Willian Duarte Amandio; Nicholas Norimiti Arikava; Otto Eiglmeier Neto; Rafael Telma De Lima; Suelen Aparecida Ferreira; Thadeu Angelo Miqueletto; Vanessa Coimbra Chott
Nome do Orientador: Anderson Roges Teixeira Góes
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
O Subprojeto Matemática com tema norteador “A Expressão Gráfica e as Tecnologias Educacionais no ensino e aprendizagem da Matemática” pertence ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência e é desenvolvido nas instituições de ensino Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli e Escola Municipal Durival de Britto e Silva. A finalidade deste subprojeto é proporcionar aos licenciandos de Matemática experiênciasque os levem a refletir sobre a melhoria da qualidade de ensino em escolas públicas da Educação Básica, por meio da vivência em sua futura profissão. Com isso, entenderão o funcionamento das instituições públicas de ensino e seus desafios, propondo novas metodologias de ensino com recursos didáticos provenientes dos campos de estudo “Expressão Gráfica” e “Tecnologias Educacionais”, criando elo entre as teorias e a prática. Este subprojeto iniciou-se em 2014, tendo como primeira atividade a leitura de documentos oficiais, como o “Regimento Interno” de cada instituição participante, “Projeto Político Pedagógico” e “Diretrizes Educacionais” conforme a esfera governamental em que está inserida: Municipal ou Estadual. A segunda atividade realizada pelos bolsistas de Iniciação a Docência (ID) foi a observação in loco, com posterior socialização das mesmas nas reuniões semanais que ocorrem com todo o grupo (coordenador de área, supervisores e bolsistas ID). Além disto, nestes encontros foram discutidos textos referentes aos campos de estudos “Expressão Gráfica” e “Tecnologias Educacionais” verificando a potencialidade destes como recursos no processo de ensino e aprendizagem. Como primeira prática de regência os bolsistas ID trabalharam questões preparatórias para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2014). Na continuidade desenvolveram atividades que contemplaram os conteúdos previstos nas turmas de cada supervisor, utilizando recursos da “Expressão Gráfica” e/ou “Tecnologia Educacional”. Ainda, paralelamente as atividades descritas, cada bolsista ID está produzindo material didático referente aos conteúdos do Ensino Fundamental I, que será disponibilizado em página da internet.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática; Expressão Gráfica; Tecnologias Educacionais.
PIBID/UFPR – SUBPROJETO MATEMÁTICA – A EXPRESSÃO GRÁFICA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA