Autor(es) do Trabalho: ALINE KUNDLATSCH; KATIANA ZEITZ; FLÁVIO MATSUMOTO; FERNANDO RIGHI
Nome do Orientador: CAMILA SILVEIRA DA SILVA
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
 Setor de Ciências Exatas
Curso: Química (MT)
Área Temática: Educação

A abordagem sobre a História e Filosofia da Ciência (HFC) em sala de aula, em geral, é apresentada de modo descontextualizado, deixando de enfatizar processos significativos para o desenvolvimento da Ciência e contribuindo para uma visão deformada sobre essa e o trabalho do cientista. Assim, no contexto de um subprojeto do PIBID Química, Unidades Didáticas são elaboradas a partir da abordagem da HFC que contemplem os diversos aspectos envolvidos no desenvolvimento dos conceitos químicos. O presente trabalho relata a elaboração e aplicação de uma Unidade Didática (UD) que abordou o conteúdo equilíbrio químico na perspectiva HFC, no 2º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual de Curitiba. A UD foi programada para ser desenvolvida em 6 aulas, do seguinte modo: 1ª aula: aplicação de um questionário inicial sobre o tema equilíbrio e História da Ciência, e distribuição de um texto envolvendo o desenvolvido dos conceitos sobre equilíbrio químico; 2ª e 3ª aulas: aula teórica sobre equilíbrio químico; 4ª aula: resolução de uma cruzadinha, abordando equilíbrio químico a partir do livro didático usado na escola; 5ª aula: resolução de exercícios de vestibular e ENEM, juntamente com a aplicação do questionário final; 6ª aula: experimento “garrafa azul”. Após análise dos dados pôde-se observar que a palavra equilíbrio, para os alunos, está relacionada ao cotidiano e que muitos veem a construção de Ciência a partir de pesquisas, estudos e experimentos. O texto envolvendo História da Ciência foi aplicado juntamente com a teoria, para que a aula se tornasse mais dinâmica e para que os alunos conseguissem entender os fatores envolvidos na elaboração dos conceitos sobre equilíbrio químico. Os alunos tiveram que ler o livro didático para a resolução da cruzadinha. A aplicação da UD apresentou alguns problemas; ao invés de ser realizada em 6 aulas, foi feita em apenas 3 aulas e meia. As imprevisibilidades que não permitiram que a UD fosse desenvolvida como programada serviu como uma experiência formativa para os licenciandos do PIBID, sinalizando a necessidade de reorganização por parte de um professor no cotidiano da sala de aula. A abordagem escolhida para tratar o conceito de equilíbrio químico se mostrou promissora principalmente por indicar um maior envolvimento e interesse por parte dos alunos, mas notamos que os mesmos ainda possuem dificuldades para a interpretação dos significados dos conceitos químicos, principalmente quando se exige que a façam pela escrita, o que foi notado pelas respostas aos questionários.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Unidade Didática; Equilíbrio Químico.

UNIDADE DIDÁTICA SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NA ABORDAGEM DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO PIBID-QUÍMICA