Autor(es) do Trabalho: JOSE LUIZ DE SOUZA SANTOS; ANDRESSA GAVASSO AMARANTES; ISABELLE CRISTINE REIS SIMIAO; IVONISE AGLAE MARQUES; KALINKA ERNESTI; LILIAN BEATRIZ WEBBER; LILIAN MACEDO BORBA; MAURO THIAGO LOPES SILVA; NADIA MARA MARTINS CAPARROZ; NAJARA ANTUNES MOREIRA; PABLO FELIPE LATRONICO RUIZ; PAULA CAROLINE MENDES; SANDRA REGINA BRAZ CHOINSKI.
Nome do Orientador: Alaor de Carvalho
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor Litoral
Curso: Licenciatura em Artes (Setor Litoral) (MT)
Área Temática: Educação

O teatro na escola historicamente é visto como entretenimento ou apresentação em datas comemorativas. Os professores, diretores e pedagogos das escolas, sem generalizar, esquecem que o Teatro pode ser uma grande ferramenta pedagógica no auxílio de todo e qualquer professor que possa dinamizar suas aulas com práticas teatrais. O teatro na escola deve objetivar sempre a sensibilização para a Arte. O Teatro está na escola, não para descobrir talentos, atores e atrizes, mas sim para sensibilizar indivíduos para apreciarem essa Arte, respeitarem e acima de tudo, a promoverem como necessidade humana. A partir desse ponto de vista, o teatro pode se tornar uma ferramenta essencial no desenvolvimento cultural dos alunos da rede pública de ensino. Através dos "jogos teatrais", os alunos se expressam espontaneamente, trabalhando exercícios práticos como expressão corporal, expressão vocal, improvisação teatral e interpretação teatral, além de entrarem em contato com todo o universo técnico do meio teatral como: figurino, maquiagem, iluminação, cenografia, sonoplastia, produção, etc. Todos esses elementos enriquecem o aprendizado do aluno e quebram o paradigma já cristalizado em muitas escolas que ainda vêem o Teatro como apresentações de datas comemorativas. Dessa forma promoveremos um "resgate" do Teatro como Linguagem Artística, como Manifestação Cultural, como instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem e finalmente como necessidade humana de consumo. É na escola que os primeiros passos são dados nessa direção. A valorização do teatro como ferramenta pedagógica só contribui no desenvolvimento dos alunos e é a linguagem artística mais completa para realização desse objetivo, afinal, é na montagem de uma peça teatral que o aluno se expressa nas suas mais variadas emoções, sentimentos, e por que não, seus talentos. Se existe o aluno talentoso para o teatro, é no processo criativo coletivo que ele se descobrirá, sem entrar em nenhum processo egocêntrico de destaque em detrimento dos outros que não teriam tanto talento assim. Nessa perspectiva de conhecer, compreender e agir a partir da linguagem cênica no processo de ensino aprendizagem, poderemos valorizar o Teatro muito mais do que antes, assim, essa linguagem artística passa a ser de fato uma ação pedagógica nas escolas e os alunos crescerão com essa perspectiva de fruidores do fenômeno teatral, ou até mesmo fazedores dessa Arte tão importante no desenvolvimento humano, desde suas origens ocidentais na Grécia Antiga até nossos dias.

Palavras-chave: Teatro; Ferramenta Pedagógica; Jogos Teatrais.

O TEATRO NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM