Autor(es) do Trabalho: Bruno Reis Martins; Rafael de Oliveira Fratoni
Nome do Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck; Márcia Helena Mendonça
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação
Os avanços tecnológicos trazem, a cada dia, novos produtos, os quais passam a fazer parte do cotidiano de todos sem que se perceba. Hoje é quase impossível pensar na vida sem celulares, tablets, laptops e equipamentos eletrônicos dos mais variados possíveis, com seus softwares e aplicativos inovadores. Dentre esses Gadgets, como são conhecidos, despontam as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), as quais permitem maior conexão entre as pessoas, por facilitarem os fluxos e trocas de informações e conhecimentos. Mas o foco agora volta-se à educação. Nesse contexto de rápidas mudanças tecnológicas, a cada dia evidencia-se a necessidade do uso de diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem e as novas TIC caracterizam fortes ferramentas para tal. Projetos como o Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA), que disponibiliza computadores portáteis para estudantes de escolas públicas, são iniciativas governamentais que buscam permitir a todos os alunos a inclusão digital e melhoria do ensino/aprendizagem. Fornecer novas linguagens acerca do contato com o conteúdo a ser estudando, é o que essas tecnologias disponibilizam aos estudantes, tento como pontos de destaque a interatividade e o apelo dos diferentes sentidos. Neste trabalho o objetivo é a produção de um artefato virtual sobre o corpo humano, com ênfase nos sistemas Digestório e Excretor, com a finalidade de melhorar o aprendizado em Ciências e Biologia por meio da interatividade e do estímulo à curiosidade. Este artefato é composto de ilustrações e animações, as quais foram confeccionadas, respectivamente, pelos programas Adobe Illustrator CS5.1 e Adobe Flash CS5.5. Os Sistemas Digestório e Excreto (escolhidos em uma tela inicial com alguns dos sistemas do corpo humano) iniciam com telas que mostram a localização de seus respectivos órgãos no corpo humano. Tais órgãos funcionam como botões, conduzindo a diferentes conjuntos de telas sobre cada um deles. Nestas telas os atrativos são outros botões que permitem a interação com imagens, animações e textos acerca do respectivo sistema estudado, por parte do usuário. Todavia, deve-se destacar que programas como o aqui apresentado caracterizam-se como complementos das ferramentas já existentes, não devendo ser vistos como substituintes dos materiais didáticos tradicionais, dos livros ou da figura do (a) professor (a).
Palavras-chave: TIC; Material Didático Virtual; Ensino de Ciências.
PESQUISA E PRODUÇÃO DE PROCESSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA A APLICAÇÃO EM ESCOLAS DO PROUCA: SISTEMA DIGESTÓRIO E SISTEMA EXCRETOR