Autor(es) do Trabalho: Eliane Sarraff, Evelaine Zagui Alves e Jéssica Silva de Almeida
Nome do Orientador: Ana Maria Franco
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
 Setor Litoral
Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)
Área Temática: Educação

Este trabalho tem como objetivo buscar métodos alternativos para a construção do conhecimento de forma significativa, na disciplina de Ciências, aos adolescentes do Colégio Estadual Estados Unidos da América em Paranaguá – Pr., considerando que, de modo geral, são desmotivados por pertencerem a uma realidade de situação de risco como, por exemplo, situação de problemas de saúde, devido à má qualidade do ar da região portuária de Paranaguá. Também devido aos altos índices de prostituição, incidência de drogas e, como em outras regiões, ao desequilíbrio consideravelmente grande na estrutura familiar desses adolescentes, além de altos índices de reprovação e evasão. Ao iniciarmos as atividades com esses alunos, todos os recursos oferecidos pela escola como forma de ensino/aprendizagem não deram as respostas esperadas. Então, iniciamos nossa mudança de perspectiva buscando, primeiramente, conhecer suas realidades, para então procurar métodos alternativos de estímulo para aprendizagem significativa e apropriação do conhecimento. Nessa busca utilizamos como recurso para conhecer mais profundamente os alunos, além de conversas informais, o canal de comunicação mais utilizado por eles: o Facebook. Assim criamos um grupo de postagem para estudos e estímulos de curiosidades dentro do site. Com esse acesso foi possível visualizar uma realidade não percebida dentro da escola no curto espaço de apenas 00h50min por aula. Dentro dessa perspectiva de melhor compreender a realidade da maior parte dos alunos, buscamos junto à direção e equipe pedagógica da escola, a possibilidade de trabalhar os conteúdos estruturantes de acordo com o Plano de Trabalho Docente de formas alternativas, em ambientes fora de sala de aula. Para possibilitar um trabalho estruturado, iniciamos com pesquisas em bibliografias, artigos, vídeos de palestras e outros meios possíveis.

Palavras-chave: aprendizagem significativa ; adolescentes; escola.

COMO MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM ADOLESCENTES DESMOTIVADOS, QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE RISCO?