Autor(es) do Trabalho: Jeremias da Costa; Paula Kekes Aal;
Nome do Orientador: SÉRGIO CAMARGO
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

O objetivo desse trabalho é aplicar uma sequência didática para os estudantes dos sétimos anos do Ensino Integral de uma escola pública de Curitiba-PR, na disciplina de Atividades Experimentais em Ciências. O tema Energia está presente nas Expectativas de Ensino do Estado do Paraná, mas geralmente é trabalhado do ponto de vista das ciências biológicas. A proposta é trabalhar o assunto voltado para as ciências físicas e relacioná-lo com a biologia. Proponho atividades de caráter investigativo com identificação e formação de conceitos, entendendo a necessidade de manuseio de instrumentos, trabalhos em grupo e jogos lúdicos. Na proposta de sequência didática serão abordados: as fontes de energia, as diversas manifestações de energia e os gastos com a energia elétrica dentro de uma casa. A interdisciplinaridade está presente quando se compara as fontes de energia, tanto no nível de rentabilidade quanto no nível de sustentabilidade. A metodologia utilizada será construtivista relacional, pois se entende que o aluno só construirá um conhecimento novo se ele agir e problematizar a sua ação do seu cotidiano, que o conhecimento prévio serve de embasamento vivencial para construir e que ‘‘o resultado dessa sala de aula é a construção e a descoberta do novo, é a criação de uma atitude de busca e de coragem que essa busca exige’’(BECKER,2001, p. 28). Os resultados serão avaliados a partir de um questionário inicial e um questionário final. Espera-se que os alunos consigam identificar as formas de energia presentes nos experimentos propostos, que saibam diferenciar e descrever as fontes de energia elétrica e principalmente que criem consciência ambiental quanto a economia de energia elétrica em casa e na escola. O referencial teórico baseia-se no caderno de expectativas do Estado do Paraná, no livro O ensino de física para crianças de 3 a 8 anos: Uma abordagem construtivista, no artigo Construção de conceitos de eletricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental com uso de experimentação virtual e no livro Educação e Construção do Conhecimento de Fernando Becker.

Palavras-chave: ENERGIA; CIÊNCIAS; ENSINO FUNDAMENTAL.

AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE ENERGIA