Autor(es) do Trabalho: James Kava (ID); Luciana Mamus Guimarães (ID) Camila Silveira da Silva (PG)
Nome do Orientador: Camila Silveira da Silva
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
 Setor de Ciências Exatas
Curso: Química (MT)
Área Temática: Educação

Estamos vivendo um momento em que crianças, jovens e até mesmo adultos vêm se interessando cada vez mais por jogos, pois estes são muito criativos, instigando muito o interesse pelos mesmos. Nesse sentido, consideramos que a capacidade dos jogos em instigar o interesse talvez seja a principal justificativa para que a utilização didática destes venha ganhando cada vez mais espaço nas salas de aula. No entanto, é necessária a utilização deste recurso pedagógico de modo planejado e comprometido com os objetivos do ensino em questão. Tendo por base essa compreensão, este artigo tem por objetivo trazer os resultados do desenvolvimento de uma Proposta Didática (PD) utilizando jogos didáticos, realizada junto a um grupo de estudantes da Rede Pública de Ensino de Curitiba, Paraná. Utilizando a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), são trabalhados conceitos de funções orgânicas por meio da temática “Agrotóxicos e Transgênicos”. O artigo também tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre possibilidades da inserção de um jogo da memória no ensino de química como recurso didático e como ferramenta de avaliação. O uso de jogos no ensino é apontado por diversos autores como um poderoso instrumento no processo ensino-aprendizagem (KISHIMOTO, 2005); (SOARES, 2012). Nesse sentido foi elaborado um Jogo da Memória Didático como instrumento de avaliação formativa desses estudantes. Este foi aplicado em uma das aulas previstas na PD. O jogo se mostrou de extrema eficácia em avaliar os conteúdos trabalhados no desenvolvimento da referida Proposta Didática, tanto na aceitação entre os estudantes quanto no desempenho dos mesmos quanto aos assuntos abordados. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Química/UFPR o qual visa à melhoria da formação inicial e continuada de professores de química, assim como do ensino de química nas escolas públicas participantes do projeto. Os resultados apontaram que o uso de jogos didáticos, aplicados ao ensino de química neste caso o Jogo da Memória, através da proposta CTS, pode potencializar o aprendizado, como por exemplo, sobre funções orgânicas. Pois, pode-se observar que os estudantes demonstraram melhor apropriação dos termos e conceitos trabalhados em aula, após a aplicação do jogo e também quanto à formação dos estudantes no que se refere aos impactos que a ciência e a tecnologia podem trazer à sociedade moderna.

Palavras-chave: Educação CTS; PIBID; Jogo Didático.

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE UTILIZA A ABORDAGEM CTS