Autor(es) do Trabalho: Leandro Wrona; Mauro César Rufino
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
No Ensino Médio, as aulas de física apenas expositivas podem se tornar monótonas e cansativas para os alunos, deixando de atrair a atenção e o interesse pelos conteúdos trabalhados. Os fenômenos estudados tornam-se cada vez mais, algo distante da realidade dos alunos e o conhecimento abordado é pouco aproveitado. O uso de experimentos no ensino de física pode propiciar uma percepção da relação entre o que é estudado em sala de aula e o cotidiano do aluno. Para uma boa execução de experimentos faz-se necessário o uso de roteiros experimentais. Esses roteiros devem ser bem elaborados ficando claro os objetivos, a montagem e o procedimento do experimento para que o aluno, através de análises e reflexões, atinja os resultados esperados. Muitas escolas apresentam um bom espaço físico para um laboratório de ciências, mas não possuem roteiros experimentais adequados. Por isso, neste trabalho que está sendo desenvolvida, através do programa PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no subprojeto Física dois, serão elaborados e testados previamente roteiros experimentais, abordando determinados conteúdos da 1ª série do Ensino Médio. Os experimentos irão contemplar os conteúdos mais significativos da Mecânica para a compreensão dos conceitos e fenômenos inerentes a ela. Também realizaremos duas intervenções utilizando o laboratório de ciências de um colégio da Rede Pública. Cada experimento proposto no roteiro utilizará materiais de baixo custo e de fácil acesso aos alunos, tornando-os significativos aos alunos. Uma das motivações deste trabalho é o desenvolvido tanto pelo GREF-USP (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física), quanto pelo grupo Ciência em Show, pois estes elaboram roteiros similares aos que estão sendo desenvolvidos no projeto e trabalham de forma a tornar a ciência mais atrativa e divertida aos alunos.
Palavras-chave: roteiros experimentais; ensino de física; prática experimental.
O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTIMULO E REFLEXÃO NO ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO