Autor(es) do Trabalho: Priscilla Sisto Dalmarco, Celso Pinheiro
Nome do Orientador: Nuria Pons
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (M)
Área Temática: Educação

O ensino de filosofia no primeiro ano do ensino médio pode determinar o gosto pela matéria durante a vida escolar, mas também pode determinar a forma do jovem ver e avaliar o mundo. As diretrizes escolares do ensino de filosofia no Paraná informam que o ensino da mítica pode ajudar a encantar os alunos, e a partir deste conteúdo despertar no aluno novos horizontes, saindo do senso comum para a reflexão cientifica e filosófica. A partir da temática do é importante avaliar a maneira os alunos enxergam o conhecimento filosófico. A partir da metodologia de estimulo à perguntas de quais são, por exemplo, dentre a questão dos filmes, vamos desde Harry Potter e outros filmes com temas de heróis conhecidos por eles, como Perseu, Hercules, Leônidas e os vilões que os atraem Titãs, Xerxes e Medusa. Os filmes mais assistidos, as temáticas dos livros infanto-juvenis e os jogos aos quais eles têm acesso e fazem sucesso por via de sagas, por ter em sua grande maioria uma reflexão sobre causas e consequências, ou seja, os valores morais encontrados na busca dos personagens principais atraem os jovens para o conhecimento filosófico. Minha proposta às minhas turmas é buscar a justificativa do porquê estes personagens são, para esta nova geração, o primeiro contato com a reflexão mítica. TENTAR ou BUSCAR ENTENDER o PORQUÊ os jovens são atraídos pelos personagens e tentar entender o porquê eles são atraídos por ela. Como desenvolvimento do trabalho trimestral, solicitei aos alunos grupos com quatro pessoas para a pesquisa de um mito, e a partir deste mito eles terão que compreender o mito, buscando o fator moralizante/educacional; buscar o conceito filosófico contido no mito, buscá-lo no dicionário filosófico, e resumi-lo; compará-lo a algum fato da atualidade, para dizer se a questão do mito foi ou não superada. Após estas etapas do trabalho, com datas pré-determinadas para a entrega por partes do trabalho, a turma deverá se reunir e com o meu auxílio, como professora e estagiários do programa PIBID da UFPR em Filosofia, e buscarão caminhos e viabilidade para a publicação de um livro de mitologia contendo todos os trabalhos da sua turma.

Palavras-chave: Filosofia; Ensino; Mito.

O ENSINO DA MÍTICA: DO LÚDICO À SAÍDA DO SENSO COMUM