Autor(es) do Trabalho:  Izabelle Cristine Prüss
Nome do Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES, que foi desenvolvido buscando o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores do ensino básico, através de qual milhares de estudantes de licenciatura tem a oportunidade de vivenciar o cotidiano no ambiente escolar. O presente trabalho trata das aulas práticas elaboradas e aplicadas pelos alunos do grupo Biologia 2 do PIBID UFPR.Trabalhando em busca de intervenções que tem como objetivo melhorar a compreensão dos alunos do ensino básico sobre os temas ensinados em ciências e biologia, fez-se uma abordagem prática, com o objetivo de trazer a ciência para próximo do aluno e mostrar que ela faz parte de seu dia-a-dia. Com isto, proporcionou-se aos alunos o contato com o laboratório e os equipamentos, estimulando sua curiosidade e vontade de aprender. Para tanto, realizamos acompanhamento das aulas teóricas dos professores de ciências da escola para, em conjunto com o professor da disciplina, verificar quais eram os temas que necessitavam de atividades para melhor compreensão. Após esta etapa, havia o desenvolvimento e posterior aplicação de aulas práticas. Dentre os temas abordados de maneira prática, tanto em sala de aula como no laboratório, estão: a importância da água, formação e classificação das rochas, formação dos ventos, entre outros. As aulas eram elaboradas visando sempre mostrar ao aluno que a ciência não é um mundo à parte, e sim, parte de seu cotidiano, estimulando, deste modo, a curiosidade dos educandos além de buscar a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que se faz possível para o aspirante à docente uma vivência no ambiente escolar que traz consigo uma amplitude enorme de conhecimentos e atuação, como verifica-se com o acompanhamento de aulas, desenvolvimento e aplicação de aulas práticas e a própria vivência com os alunos, todas as etapas envolvidas nesse processo contribuem tanto para a formação do professor, como para o desenvolvimento dos alunos e até mesmo para o desenvolvimento da escola.

Palavras-chave: PIBID; escola; aulas práticas.

ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA O ENSINO BÁSICO