Autor(es) do Trabalho: Cristina Aparecida da Silva; Luana Damiane Hurko; Mauro César Rufino
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Esta proposta metodológica está sendo desenvolvida em uma Escola de Educação Básica da rede pública da cidade de Curitiba, com alunos do 2º ano do Ensino Médio Regular, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver atividades relacionadas ao conteúdo de ondulatória, abordando física, música e artes visuais de forma interdisciplinar. Para tanto, esta proposta está organizada em diversas atividades descritas na sequência: Inicialmente será apresentado aos estudantes um vídeo de uma música tocada com violão, no interior do qual existe uma câmera filmando as ondas formadas pela vibração das cordas do instrumento. A partir da exibição do vídeo, serão discutidas as possíveis explicações sobre o fenômeno observado, organizando-se o conhecimento acerca das principais características de uma onda, juntamente com os estudantes. Para demonstrar as formas de propagação das ondas, serão utilizadas cordas e molas. Em seguida, serão abordadas as características fisiológicas do som (timbre, altura e intensidade) a partir do uso de flauta doce e violão, assim como a exibição de vídeos-tutoriais para comparação do som de uma mesma nota musical, produzido a partir de instrumentos distintos. Será então trabalhada com os alunos uma notícia intitulada “Estudo mostra como o cérebro relaciona músicas e cores” (Revista Veja, 2013), para discutir a relação entre física, música e cores, problematizando junto aos alunos a relação existente entre cores, música e os conceitos físicos já estudados. Serão abordadas as diferenças entre cores primárias e secundárias, assim como os contrastes entre a composição subtrativa e aditiva. Para estudar o processo de composição subtrativa de cores, serão feitas misturas de tintas coloridas, a partir de trabalhos em grupos de sete alunos. Para conferir a composição aditiva de cores, será utilizada uma caixa de cores inspirada no artigo “Caixa de cores para o estudo de mistura de luzes coloridas” (COSTA, 2008). Espera-se que esta abordagem contribua para o desenvolvimento da competência crítico-analítica dos alunos, como consta nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e como aponta Ivani Fazenda (1994), tendo em vista a insuficiência do modelo de ensino atual, que aborda as ciências de forma isolada umas das outras, sem relacioná-las com as demais áreas do conhecimento e com a sociedade atual.
Palavras-chave: ensino de física; interdisciplinaridade; ondulatória.
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA BASEADA NA INTERDISCIPLINARIDADE COM MÚSICA E CORES