Autor(es) do Trabalho: ARIADNE COSTA CABRAL; Robson Francisco da Costa; Ana Claudia de Almeida; Idovino Cassol.
Nome do Orientador: WALTER ROMERO MENON
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (M)
Área Temática: Educação
Ler e comentar textos filosóficos não é tarefa fácil para estudantes do ensino médio. A francesa Évelyne Rogue publicou um material onde é possível encontrar uma metodologia de estudo e exemplos que podem auxiliar nesta tarefa. A obra foi traduzida nas Oficinas de Tradução do PIBID/Filosofia da UFPR e alguns encaminhamentos foram testados no Colégio Santa Gemma Galgani. A teoria também foi aplicada para a ampliação de conceitos. Professora-supervisora e bolsistas PIBID, juntos, organizaram e aplicaram uma metodologia de trabalho para estudantes das três séries do EM. Iniciamos com orientações de leitura de textos filosóficos fornecidas por Évelyne Rogue; a segunda fase foi uma leitura prévia do texto filosófico selecionado, identificando nele conceitos e verbos significativos; em seguida, propusemos aos estudantes a construção de mapa individual que ligasse os conceitos com verbos adequados, organizando proposições e interligando-as; depois o mapa foi socializado em pequenos grupos; a penúltima etapa foi a construção de um mapa do grupo de discussão; finalmente, comparando os mapas, cada educando construiu, com as orientações de Rogue, um comentário do texto. O relato de experiência que propomos diz respeito à aplicação desta metodologia na leitura de dois textos sobre a condição feminina, um de Voltaire, “Mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos” (Antologia de Textos Filosóficos da SEED/PR) e outro de Condorcet, “Sobre o reconhecimento do direito das mulheres à cidadania” (traduzido na OT do PIBID). Os resultados alcançados podem ser avaliados a partir da produção de comentários dos alunos, que agora conseguem identificar no texto, com mais facilidade, o problema tratado, a tese, os argumentos e a conclusão. Outro resultado importante é a experiência de acompanhamento dos bolsistas, que participam como protagonistas do processo de criação e desenvolvimento de metodologia de leitura e exploração de texto.
Palavras-chave: PROTAGONISMO; MATERIAL DIDÁTICO; ALUNOS PIBID.