Autor(es) do Trabalho: Caroline Mary Miranda Almagro; Jackelini Dalri; Juvenal Vitor Tavares Coreia; Thaisa Bolino Gonçalves
Nome do Orientador: Ivanilda Higa
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Relata-se neste trabalho uma sequência de aulas sobre temas da astronomia desenvolvida com alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio, tendo em vista sua participação na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2014. As atividades foram desenvolvidas num colégio da rede estadual de ensino de São José dos Pinhais, Paraná, por estudantes do curso de Licenciatura em Física da UFPR, que participam do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Física. Os conteúdos foram escolhidos de acordo com a ementa da prova da OBA e abordados em 3 aulas com 4 turmas. Ressalta-se que os bolsistas-docentes estão no início da graduação, o que lhes exigiu uma intensa preparação tanto em termos do aprofundamento dos conceitos de Astronomia quanto da aprendizagem de ser professor. Um questionário prévio sondou as dificuldades e dúvidas dos alunos acerca dos temas que seriam abordados. Na primeira aula foi trabalhado o sistema Terra-Sol-Lua e os fenômenos da sucessão dos dias e noites, fases da lua, eclipses solar e lunar, pontos cardeais e estações do ano; tendo em vista que são fenômenos do dia a dia do aluno, faz-se importante compreender como ocorrem e qual a sua interferência em nossa vida. Na segunda aula foram abordados as unidades de medida (unidade astronômica e ano-luz), corpos celestes do Sistema Solar (planetas, cometas, asteróides, planetas anões e satélites naturais), galáxias e constelações, pois permitem compreender as distâncias e os tamanhos dos corpos celestes e o “nosso tamanho” no Universo. Na terceira aula o foco foi a evolução estelar (início, meio e fim de qualquer estrela do universo), evidenciando o Sol, estrela mais próxima da Terra. Os recursos didáticos utilizados foram: recursos de mídia (slides e vídeos), protótipos em isopor da Terra, com seu eixo de rotação, e da Lua, para representar os movimentos destes astros em relação ao Sol e entre eles, além do quadro negro. Durante as aulas houve bastante participação, curiosidade e cooperação da parte dos alunos. Embora a carga horária tenha sido reduzida, e entendendo que com maior número de aulas os conteúdos e novas metodologias poderiam ter sido melhores explorados, os bolsistas-docentes sentiram-se realizados em ter esse contato com os alunos e com a docência. Alguns se mostraram entusiasmados com a profissão, ressaltando que esta primeira experiência lhes permitiu perceber e sentir as dificuldades como docentes e também as dificuldades dos alunos, permitindo avaliar e melhorar alguns aspectos para uma próxima experiência didática.

Palavras-chave: Astronomia; Formação de professores; PIBID.

ENSINANDO E APRENDENDO ASTRONOMIA E APRENDENDO A SER PROFESSOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR BOLSISTAS-DOCENTES DO PIBID DE FÍSICA DA UFPR