Autor(es) do Trabalho: Aline Nikosheli Nepomuceno, Gisele Neuman, Thiago Gonçalves dos Santos
Nome do Orientador: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (N)
Área Temática: Educação
As áreas urbanas tradicionalmente são vistas como espaços apáticos, seja pela lógica da produção industrial ou pelos padrões de consumo que atuam intensamente na destruição e desperdício dos recursos naturais e humanos (MONTE-MÓR, 1994). Esta condição engendra uma série de novos e complexos problemas para a compreensão e gestão do espaço e da sociedade urbana (MENDONÇA, 2004). O presente trabalho traz uma proposta didática para se trabalhar os problemas socioambientais urbanos, bem como alguns exemplos de suas aplicações à interação entre o processo de urbanização-metropolização, tendo como objetivo possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para o uso sustentável de recursos naturais, a partir do estudo da urbanização brasileira, mais especificamente do município de Curitiba no Paraná. Este trabalho foi aplicado aos alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo por meio do subprojeto de Geografia do PIBID-UFPR, visando que os alunos estabelecessem as relações entre o fenômeno da urbanização e as transformações do espaço geográfico. Para tanto, foram ministradas aulas teóricas, com os conceitos de urbanização, metrópole, megalópole, região metropolitana, entre outros. Num segundo momento, realizou-se uma sequência de aulas utilizando-se de mapas e imagens sobre o processo da ocupação do território paranaense e o surgimento das cidades, seguindo para o entendimento das regiões metropolitanas. No terceiro momento optou-se por trabalhar com uma escala regional, tendo como recorte de estudo a Região Metropolitana de Curitiba, para então trabalhar-se com uma escala mais específica, o Centro da cidade de Curitiba. Durante as atividades sobre o centro, foi realizada uma aula de campo pelo centro histórico, buscando que os alunos verificassem as alterações do espaço urbano através do contexto histórico de ocupação do território, sendo feito registro fotográfico que viabilizou a construção do relatório de campo. Após esta atividade, os alunos realizaram pesquisas sobre um bairro do município (diferente para cada aluno), apresentando suas principais características para a turma, possibilitando um desenvolvimento melhor das habilidades de dicção/apresentação em público. Este trabalho conseguiu proporcionar uma prática diferenciada para os alunos, onde foi possível construir uma visão integrada dos elementos que formam o espaço geográfico e como este é representado, além de possibilitar uma reflexão sobre a utilização e distribuição atual dos recursos naturais disponíveis.