Autor(es) do Trabalho: Maycol Cidral de Oliveira
Nome do Orientador: Flávio Massao Matsumoto
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Química - Licenciatura (N)
Área Temática: Educação
A experimentação no ensino de ciências naturais vem sendo muito discutida e defendida por autores, porém novas tendências e reflexões para a experimentação no ensino de ciências fazem-se presentes nos trabalhos de vários autores, dentre as críticas a alguns modelos experimentais, Giordan (1999) descreve que na educação científica, a visão positivista abordada na experimentação sofre falta de fundamentação científica, pois desconsidera que para o aluno a ciência é representação do mundo que se revela de maneira espontânea, com características bem definidas, com certa ingenuidade, e que difere realmente daquela prática legitimada pela comunidade científica. Além disso, o positivismo ainda muito arraigado nas aulas experimentais e teóricas nas instituições de ensino cria um tipo de senso comum de neutralidade da ciência e a-criticidade. Segundo Baratiere e cols (2008), as atividades experimentais podem assumir um caráter construtivista, desde que os professores saibam mediar junto com seus alunos os limites epistemológicos para condução do aluno à busca de novos saberes científicos, respeitando-se os conhecimentos prévios de cada aluno. A experimentação no ensino de ciências também deve ser atraente e interessante ao aluno, para que o mesmo tenha mais um caminho na construção de seu próprio conhecimento. Com a grande reflexão acerca da importância da experimentação no ensino de ciência proposta por autores, também surge a necessidade de saber quais as reflexões e concepções dos estudantes das disciplinas de ciências do ensino médio. Este trabalho descreve a importância das aulas experimentais na visão de alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Prieto Martinez, localizado em Curitiba; ao todo foram 15 alunos participantes, que responderam a um questionário inicial antes das atividades experimentais propostas por alunos do PIBID/Química e outro questionário ao final das atividades no laboratório. Questionados sobre a importância de terem aula no laboratório todos os alunos no questionário responderam ser importante ter aulas no laboratório de ciências, já em relação à função ter atividades experimentais nas aulas de química, mais da metade da turma respondeu que as atividades práticas eram reforçar teorias e obter esclarecimentos de tal. Os resultados finais indicam que as concepções dos alunos mudaram ao final das atividades experimentais, sendo que 70% dos alunos da turma responderam no questionário final a importância da experimentação poder ser instrumento para construção de conhecimentos, além de serem instigantes e interessantes.
Palavras-chave: PIBID; Experimentação; Ensino de química.
PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DE CURITIBA ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA