Autor(es) do Trabalho: Izis Dellatre Bonfim Tomass, Ghenifer Caroline de Morais, Lindsay Assis
Nome do Orientador: Leonardo Camargo
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (M)
Área Temática: Educação
No presente resumo apresentamos algumas observações e conclusões do nosso trabalho com os alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, Paraná. Atualmente no Brasil a filosofia é disciplina obrigatória nos três anos do ensino médio, e tal fato nos coloca o desafio de torna-lá significativa na formação dos jovens, e não apenas mais uma matéria. Para isso, se faz necessário o trabalho pedagógico com a filosofia, compreendida como experiência de pensamento conceitual. Ao longo dos dias, nossa principal preocupação e atividade para com os alunos é o cultivo de habilidades de raciocínio, de formação de conceitos, de investigação, de significação, trabalhando, em suma, as principais habilidades cognitivas que prepara o aluno para a aprendizagem em geral. Afinal, argumentar e dar razões, fazer distinções, classificar, sintetizar, etc. são capacidades uteis e necessárias em todas as disciplinas. Para o aprendizado dessas e outras habilidades, se faz necessário que utilizemos histórias que tematizem o cotidiano e situações familiares dos alunos, especialmente preparadas para instigar a dúvida e o habito de levantar e problematizar questões, reunindo o grupo em discussões que nunca fecham numa resposta pronta e acabada, mas que não deixam de tematizar os principais tópicos da Filosofia – o conhecimento, a ação, a moral, a arte, a ética, etc. Ao desenvolver esse tipo de trabalho, mostramos que os alunos são capazes de trabalhar com ideias e temas dos quais os filósofos falam – a verdade, a justiça, a beleza, etc. – lendo, discutindo, raciocinando e questionando em sala de aula. O resultado esperado disso é que os alunos se tornem aptos a raciocinar de forma a criar juízos e conceitos, melhorando seu desempenho escolar em todas as disciplinas e no seu convívio com a família e a sociedade como um todo.
Palavras-chave: Filosofia; Ensino Médio; Escola Pública.
O ENSINO DE FILOSOFIA NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO