Autor(es) do Trabalho: Amanda Conor Coraiola; Marcelo Hideki Tamada; Maíra Alexandre Peres; Marcos Vinicius Tavares; Odair Milioni de Meira; Tainá Cordova Schlösser
Nome do Orientador: Amanda Conor Coraiola; Marcelo Hideki Tamada; Maíra Alexandre Peres; Marcos Vinicius Tavares; Odair Milioni de Meira; Tainá Cordova Schlösser
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

O subprojeto Biologia 3 do PIBID/UFPR desenvolve ações voltadas para a vivência do cotidiano escolar na constituição e valorização do professor. O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Júlio Mesquita, por seis bolsistas, no período de março a maio de 2014. O objetivo é relatar as primeiras experiências ocorridas nesta fase inicial de desenvolvimento do projeto. A metodologia consistiu em: Reuniões coletivas de estudo, atividades na escola e em grupos de trabalho. Nas primeiras, com caráter formativo e envolvendo todos os alunos do subprojeto, foram discutidos textos e artigos sobre a formação de professores e analisados livros didáticos de Ciências e de Biologia para o ensino fundamental e médio aprovados pelo PNLD. As atividades na escola, após o contato inicial para o conhecimento dos espaços e infraestrutura, foram desenvolvidas pelos autores e prosseguiram com o acompanhamento regular de duas turmas de oitavo ano. Os grupos de trabalho possibilitaram o aprofundamento nos conteúdos programáticos específicos, planejamento das atividades e preparo de material didático. Os resultados iniciais têm se mostrado promissores. Os bolsistas participaram de várias atividades dentro do ambiente escolar, tais como o acompanhamento de aulas e avaliações, sob a orientação do supervisor, além da revitalização do laboratório de ciências. Essa inserção tem possibilitando aos pibidianos a percepção não só da realidade escolar, como também das responsabilidades do professor, das complexidades envolvidas na interação aluno-professor, além do investimento em estudo, tempo e dedicação necessários, do planejamento até a aplicação das atividades didáticas. As primeiras atividades específicas propostas pelo grupo referem-se ao desenvolvimento de aulas práticas com a utilização de modelos didáticos, maquetes, banners explicativos e recursos interativos que facilitem a concretização do conteúdo ministrado pelo professor. O foco dos licenciandos têm sido buscar a tradução da teoria universitária na prática docente na escola, através de experiências integradoras no ensino de ciências e biologia. A introdução de atividades científicas ao cotidiano pretende propiciar aos educandos o entendimento das diversas faces da ciência. O PIBID tem contribuído tanto na formação de novos docentes, quanto no desenvolvimento da própria escola, no processo de permanente construção do saber. Referencial Teórico: BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 1998. CANTO, E.L. Ciências Naturais. Aprendendo com o cotidiano 8º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

Palavras-chave: PIBID; Educação; Escola.

ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID BIOLOGIA 3 NO COLÉGIO ESTADUAL JÚLIO MESQUITA: PASSOS INICIAIS