Autor(es) do Trabalho: Augusto Itiro Nagao; Neiva Samara Mendes; Newton Fraga.
Nome do Orientador: Ivanilda Higa
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Este trabalho está sendo desenvolvida numa escola da rede estadual de ensino da cidade de Almirante Tamandaré, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O público alvo é composto por estudantes do 3º ano do curso Magistério (aqui chamadas de alunas-professoras), na disciplina Física, turno vespertino, utilizando uma abordagem experimental e lúdica como estratégia; da mesma abordagem que (Carvalho, 2011) “ao ensinarmos Ciências por investigação estamos proporcionando aos alunos oportunidades para olharem os problemas do mundo elaborando estratégias e planos de ação”. O objetivo central deste conjunto de aulas é apresentar a transformação da Energia Potencial Gravitacional em Energia Cinética, ilustrando assim a Conservação da Energia Mecânica. Em um primeiro momento há a apresentação do conteúdo necessário possibilitando às alunas-professoras a capacidade de definir a Conservação da Energia Mecânica. Com uso de livros didáticos, quadro negro e giz, possibilita-se que a aluna-professora consiga expressar seu conhecimento prévio sobre o assunto, problematizando inicialmente este conhecimento. Em seguida com a utilização de um roteiro experimental realiza-se uma atividade prática, dando a elas a oportunidade de expressar o que aprenderam sobre a definição de energia, bem como contextualizar o conhecimento no cotidiano. A partir do experimento apresentado, a aluna-professora deverá ser capaz de reconstruí-lo de forma a adequar e fazer a transposição do experimento para aplicação lúdica com crianças, visto que o trabalho é voltado para a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Nesta reconstrução e transposição do experimento para o Ensino Fundamental, as alunas-professoras necessitarão colocar em ação os seus conhecimentos específicos de Física e seus conhecimentos pedagógicos. Após o desenvolvimento deste primeiro conjunto de aulas, a adequação da estratégia será analisada; e com as devidas adequações, a mesma será novamente utilizada com outros conteúdos ao longo do ano. Ao final do ano letivo, espera-se obter como produto um Caderno Pedagógico contendo diversos experimentos lúdicos de Física, organizado pelas alunas-professoras, a partir das aulas de Física ministradas pela equipe do PIBID-Física.

Palavras-chave: experimentos em física; experimentos em física; atividades lúdicas.

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA: FÍSICA DE FORMA LÚDICA NO MAGISTÉRIO