Autor(es) do Trabalho: ALINE ISABEL WASZAK; ANNE CAROLINE DA ROCHA DE MORAES; BRUNA DAUM ALVES; DANIELA LINKEVICIUS DE ANDRADE; DANIELE VIANA; ERIC GRUBER; FABIANE MIRIAM FURQUIM; FLÁVIA DA ROSA MELO; GIOVANA CASTRO; LUCIANE FELISBINO; LUIZ FILIPE DIAS GENESI; PAULA MARINELLI MARTINS; SARA VITÓRIA SILVA MONTEIRO; SUELE CRISTINA GUEDES DA ROCHA MAYA
Nome do Orientador: KARINA KOSICKI BELLOTTI
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: História (T)
Área Temática: Educação
O subprojeto PIBID de História 1 da UFPR tem como objetivo trabalhar no Ensino Fundamental as culturas, identidades culturais, suas influências e pluralidades, e a importância de se entender e respeitar o “outro” em contraposição com o “eu”. Dentre as atividades desenvolvidas neste âmbito, os bolsistas realizaram uma atividade sobre o Dia Internacional da Mulher, para o sétimo ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de demonstrar a importância de se respeitar a mulher em sua pluralidade, a despeito dos padrões estabelecidos pela mídia e pela sociedade – os quais não são a regra e a única forma de ser mulher. A atividade foi planejada para ser aplicada em três aulas, sendo as duas primeiras para discussão e debate, e a terceira para avaliação. Na primeira aula, discutimos o dia da mulher, debatendo sobre as seguintes questões: “O que vocês acham que é machismo? Tem na escola?”. Também questionamos os alunos acerca da figura masculina enquanto “dominador”. Na segunda aula, usamos vídeos de comerciais e imagens do cotidiano consideradas machistas pelos bolsistas, a fim de trabalhar os padrões de beleza existentes, a ausência de mulheres negras nas propagandas, e a forma como a mulher é objetificada. A terceira aula ficou reservada para a avaliação, em que usamos propagandas encontradas em revistas e jornais de diferentes épocas (dos Anos 1960 aos anos 2010) para a resposta da seguinte questão: “Essa Propaganda é machista? Como essa propaganda reproduz o machismo?”. A aplicação se deu nos colégios que atuam com o PIBID História 1, o Colégio Estadual Manoel Ribas (2 turmas, aulas germinadas; avaliação na semana seguinte) e o Colégio Estadual Dom Pedro II (aulas separadas, 2 turmas; avaliação na semana seguinte). Com isso, esperamos que os alunos compreendessem que existe um machismo velado em situações e lugares onde talvez eles nunca perceberiam e que isso influencia a forma de ver o mundo e de entender o “ser mulher”. Além disso, ao se trabalhar com vídeos e imagens de propagandas comerciais foi esperado também desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de fontes nos alunos. Os resultados variaram conforme os colégios: no Manoel Ribas, o machismo foi muito atrelado ao racismo devido à própria experiência da maioria dos (as) estudantes negros (as). Além disso, encontramos grandes dificuldades de interpretação e escrita, o que nos leva a pensar formas de ajudar os alunos e planejar atividades que os auxiliem na forma de se expressar. Já no Dom Pedro II, a questão da inserção no mercado de trabalho e da objetificação da mulher foi mais recorrente.
Palavras-chave: MULHER; MACHISMO; PLURALIDADE.
O DIA DA MULHER E O MACHISMO NA SOCIEDADE: A PERCEPÇÃO DE ESTEREÓTIPOS FEMININOS PRESENTES NAS PROPAGANDAS (PIBID SUBPROJETO HISTÓRIA 1)