Autor(es) do Trabalho: Leandro de Almeida SIlva; Lia Ferreira Liberal
Nome do Orientador: Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (M)
Área Temática: Educação
Com o objetivo de oferecer ao aluno uma forma de expressar sua própria percepção do espaço vivido, aproximando os conteúdos estudados com a realidade do próprio aluno. Se utilizar dessa percepção, para elaborar aulas mais participativas e atraentes que levem o aluno a questionar sua própria noção espacial, e a aguçar os sentidos envolvidos na percepção para que a utilização de uma grafia pouco utilizada no colégio, a dos mapas, se dê de uma maneira mais fluente e objetiva. Um contato feito com os alunos se pautou na utilização de mapas mentais como instrumento de compreensão e representação do espaço vivido, tanto como alternativa didática quanto como recurso de localização geográfica. Esta apresentação tem foco na atividade desenvolvida utilizando mapas mentais para uma abordagem inicial com a turma, para o entendimento das múltiplas visões de mundo em sala de aula que facilitarão o planejamento futuro das aulas e atividades, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UFPR. Este foi realizado na turma do 1º ano C do Ensino Médio normal do Colégio estadual Yvone Pimentel, localizado na cidade de Curitiba-PR. O método utilizado foi o fenomenológico, este analisa a relação que os alunos têm com o espaço vivido e a sua percepção do mesmo. Portanto a pratica foi um sucesso tanto para os alunos quanto para os bolsistas. Foi possível perceber que os alunos supriram nossas expectativas ao desenvolverem a atividade proposta, compreenderam muito bem o projeto do trabalho, que era abordar um pouco a percepção única de cada individuo da sua relação com o espaço, reflexo disso está nos esboços dos mapas mentais, com desenhos criativos, boas ideias e noção espacial única do trajeto casa – escola, com a construção de ícones, legendas e referenciais.