Autor(es) do Trabalho: Diego Francisco Reichenbach Vercesi; Regiane Muller
Nome do Orientador: Flávio Massao Matsumoto
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Química (MT)
Área Temática: Educação
A unidade didática aplicada teve como objetivo explicar o conteúdo de química relacionado a ligações químicas e ligas metálicas, discutindo a validez da hegemonia do método científico presente nas salas de aula. Elaborando as aulas numa abordagem histórico-filosófica de modo a incentivar os alunos a terem concepções mais próximas da realidade no que se relaciona a metodologias científicas. É válido dizer que a educação centrada na mera transmissão de conhecimentos gera limitações para a educação (PÉREZ, 2001) tendo isso em mente, a questão do ensino do método científico no ensino básico, e as controvérsias que giram em torno desse método surgem na medida em que notamos esse modelo de educação vigente sendo aplicado. Os conteúdos foram trabalhados num total de 08 (oito) aulas em uma turma de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva. Com aplicação de um questionário inicial na primeira aula para conhecer a concepção prévia dos alunos acerca da metodologia do trabalho científico e do conteúdo relacionado com ligações químicas. E após trabalharmos essas temáticas com recursos didáticos variados e experimento problematizador, houve a aplicação de um questionário final, com questões similares ao primeiro, para uma interpretação de dados advinda da comparação entre as respostas dos alunos, para conhecer o quanto a abordagem dos temas de história e filosofia da ciência contribuiu com o aprendizado da turma. Baseada no questionário inicial, podemos verificar que a escola ensina sim, um método científico rígido e linear, como dito na literatura, os alunos, por assim dizer, apenas “decoravam” os passos do método, sem nem mesmo saber o motivo daquele conteúdo estar sendo apresentado a eles. Após a aplicação do conteúdo ensinado através da abordagem sobre as controvérsias do método, os alunos tiveram a oportunidade de reformular suas concepções sobre o trabalho do cientista. Das respostas dos alunos, pudemos derivar diferentes fatos, um deles é de que os alunos reconheceram com facilidade as controvérsias sobre o que estava sendo ensinado a eles como verdade absoluta, foram capazes de questionar o caráter indutivo, linear, rígido, algorítmico, bem como reconhecer que o trabalho científico não começa na observação, e, por fim, reconhecendo a presença de fatores acidentais durante a construção do conhecimento do cientista. Referências: OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Sobre o ensino do método científico.1993. GIL PÉREZ. D. et. al. Para uma Imagem Não Deformada do Trabalho Científico.
Palavras-chave: Educação; Ensino de Química; História e Filosofia da Ciência
LIGAÇÕES QUÍMICAS E LIGAS METÁLICAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA