Autor(es) do Trabalho: Isis Lidiane Norato de Souza; Tatiana Burkarter dos Santos
Nome do Orientador: Camila Silveira da Silva
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Química (MT)
Área Temática: Educação
O uso de livros de Divulgação Científica no Ensino de Ciências tem sido indicado como algo inovador e com inúmeras contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho aborda a potencialidade didática do livro “Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química¹”, em aulas de Química do Ensino Médio. O livro mencionado aborda as histórias de aproximação do autor Oliver Sacks com a Química durante sua infância e como a influência de sua família o levou a conhecer mais sobre esta Ciência. Vários capítulos deste livro relatam aspectos históricos de conteúdos químicos específicos, além de relatos de experimentações, e, sobretudo, a construção do conhecimento químico desenvolvida pelo autor. No âmbito do subprojeto do PIBID Química, o livro foi lido e debatido por toda a equipe e foram ensaiadas as potencialidades didáticas de cada capítulo para o Ensino de Química. A estratégia didática elaborada e apresentada no presente texto tem como base o capítulo intitulado “Fogo Frio”, que tem como foco o uso do fósforo branco. Na estratégia didática pretende-se utilizar um trecho deste capítulo que relata a experimentação com o fósforo branco e posterior transformação em fósforo vermelho, demonstrando a alotropia do Fósforo. Outros trechos também serão lidos junto aos alunos, como por exemplo, a primeira síntese do fósforo branco e sua toxicidade para a saúde humana. Desta maneira, podem ser inseridos diálogos de cunho ambiental no desenvolvimento da prática experimental. Pretende-se reproduzir um experimento químico investigativo pautado nos três momentos pedagógicos, conforme Delizoicov, apresentados por Francisco JR². As contribuições de se utilizar tanto a experimentação investigativa como a Literatura apontam para a formação intelectual dos alunos, em que principalmente são considerados o pensamento problematizador, crítico e lógico do aluno, numa perspectiva que supere o ensino apolítico e sem reflexões. O uso do capítulo nas aulas de Química se caracterizará como uma estratégia diferenciada, colocando a leitura e a interpretação de um texto de divulgação científica como norteadoras para o desenvolvimento de conteúdos químicos. Referenciais Teóricos: ¹SACKS, Oliver W. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo. Companhia das Letras, 2011. ²FRANCISCO JR. W. et al. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a aplicação em Sala de aula de Ciências. Química Nova na Escola, nº 30, 2008.
Palavras-chave: Divulgação Científica; Tio Tungstênio; Experimentação Problematizadora.
LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: POTENCIALIDADE DO CAPÍTULO "FOGO FRIO", DO LIVRO "TIO TUNGSTÊNIO"