Autor(es) do Trabalho: Roberto Cesar Budzinski Neto
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Este trabalho – realizado dentro do PIBID – projeto de Física, subprojeto Física 2 - se baseia no uso de atividade experimental demonstrativa para construção do conhecimento sobre a segunda lei de Newton e a verificação dos conceitos da cinemática, pois segundo Vigotski, todo conhecimento formal relacionado às ciências naturais é tido como conhecimento científico, em contraste com o conhecimento cotidiano – informal. Com isso, o trabalho visa com que os alunos se apropriem do conhecimento científico – construído em conjunto através do experimento – e consigam enxergar as limitações do conhecimento informal. O experimento utilizado – de forma demonstrativa - será o trilho de ar, o qual consiste em um trilho com saídas de ar – para minimização do atrito – onde um móvel está sujeito a duas situações distintas: quando sob a ação de uma tração exercida por uma massa em suspensão e quando recebe um impulso inicial. Assim, pretende-se que os alunos observem as diferenças entre ambas as situações e possam refletir sobre suas causas. Além disso, serão usados sensores que medem o tempo de movimento do móvel, ou seja, é possível – através de um software específico – medir a posição, a velocidade e a aceleração deste móvel em função do tempo, bem como construir os respectivos gráficos para a análise do experimento com base nos conceitos da cinemática – que os alunos já conhecem previamente. Simultaneamente à análise gráfica e observacional do experimento, os alunos, divididos em grupos, serão estimulados a criar hipóteses sobre a causa do movimento do móvel nos dois casos – com e sem tração. Posteriormente, as hipóteses serão testadas de modo que seja elaborada uma explicação (teoria) para os fenômenos. Por fim, a Segunda Lei de Newton será enunciada e demonstrada de modo que os alunos possam comparar a teoria elaborada em conjunto na sala de aula, com aquela formulada por Isaac Newton. Este trabalho pretende orientar os alunos do ensino médio para construir seu “próprio conhecimento” através de observações de experimentos, análise de dados e desenvolver o método científico verificando assim que a ciência é um processo de criação humana que necessita de criatividade, método dedutivo e observacional.
Palavras-chave: Ensino de Física; Atividade experimental demonstrativa; 2ª Lei de Newton.
A SEGUNDA LEI DE NEWTON E A VERIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DA CINEMÁTICA COM USO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA