Autor(es) do Trabalho: Aline Cristina Trevisan, Aline Rodrigues Senna dos Santos, Cleide Betenheuser Rox, Danielle Manika Koeb, Elana de Fátima Bichibichi, Eloá Lendzion Gomes, Francine Nery, Ivanir Luiza Coser, Janio de Jesus Cardoso, Jaqueline Aparecida Santa Clara Assunção, Jessica Tomiko, Luana Leal, Maria Rita Ferreira, Marli Martins do Nascimento, Sirley Santos Cezar Siqueira, Tatyane Moura
Nome do Orientador: Ettiène Cordeiro Guérios
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Pedagogia (M)
Área Temática: Educação
O Subprojeto Interdisciplinar 2009 - Pedagogia e Matemática surgiu a partir da investigação do processo de aprendizagem da docência pela qual os estudantes dos cursos de Pedagogia e Matemática tem passado. Os graduandos de Pedagogia apresentam grande fragilidade no domínio do conteúdo e nos processos de aprendizagem da Matemática. Já os graduandos em Matemática tem revelado a necessidade de entender melhor como os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprendem. A falta de conhecimento matemático observado nos alunos das escolas campo de estágio tem gerado a preocupação de como e do que se tem ensinado aos alunos nos anos iniciais. Para tanto, foi proposto que graduandos de Pedagogia e Matemática desenvolvam conjuntamente atividades nas mesmas escolas, acompanhando turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no sentido de constituir novos olhares e entendimentos do campo de conhecimento matemático e propiciar experiências comuns aos sujeitos envolvidos. Além de pesquisa realizada com alunos do 5° e 6° anos com o fim de analisar como tem se processado o conhecimento matemático na passagem dos anos iniciais para os finais do ensino fundamental, os acadêmicos de Pedagogia e Matemática têm a oportunidade de se inserirem no contexto real da sala de aula por meio da vivência de experiências docentes em matemática, envolvendo o planejamento de oficinas e aulas, a prática propriamente dita e a avaliação, com a análise reflexiva das ações realizadas. As atividades desenvolvidas neste ano são: Uma proposta de explorar a história do surgimento do sistema de numeração decimal com alunos do 5° ano e expor resultados de pesquisa na feira de conhecimento da Escola. Dois projetos visam trabalhar a importância do sistema monetário a partir de seu contexto histórico. Na aplicação com o 5° ano, também com o objetivo de expor na feira. No 6° ano, com a criação do dinheiro e da prática de um mercado, exploração de situações-problema e sustentabilidade. Outro projeto propõe o ensino de frações por meio de metodologia diferenciada com alunos de 5° ano, estabelecendo uma relação da teoria com a prática do cotidiano. Com alunos de 7° ano há o projeto que propõe o ensino de Estatística por meio de um processo investigativo, com coleta, exploração de dados, construção de gráficos e cálculo de média, moda e mediana. Ainda, com o objetivo de explorar conceitos de geometria euclidiana a partir da manipulação de origamis em forma de Cubos Sonobe, a proposta com alunos de 9° ano visa a construção de um jogo que trabalhe de forma lúdica a Matemática.