Autor(es) do Trabalho: Luana Ciriaco da Luz; Scarlett Catharine Nathale Lis Kehl
Nome do Orientador: Simone da Silva Soria Medina
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Educação
Desde 2011 o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Federal do Paraná - PIBID/UFPR - Matemática, vem desenvolvendo atividades voltadas para o ensino da Matemática por meio de jogos, junto ao Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba. A partir de observações realizadas em sala de aula e conversas com os professores de Matemática do Colégio, tais atividades foram desenvolvidas com o objetivo de sanar dúvidas persistentes em sala de aula, com atividades lúdicas. Esses jogos foram aplicados em gincanas, semanas culturais e aulas de apoio. Como fruto deste trabalho, em fevereiro de 2014 foi realizada uma oficina sobre Jogos no Ensino Básico para os alunos do curso de Matemática da UFPR e da UTFPR, onde esses participantes já trabalham ou pretendem trabalhar com o ensino da Matemática. A oficina teve duração de oito horas, sendo aplicada a duas turmas, uma no período da tarde outra no período da noite. Foram apresentados oito jogos: Bingo Matemático, Dominó das funções, Pife Matemático, Ouri, Tangram, Desafio da Bexiga, Passa ou Repassa e Caça ao Tesouro. Cada um desses jogos foi desenvolvido a fim de utilizar o maior número de conceitos matemáticos de forma ágil e diferente das aulas tradicionais, além de mostrar as relações de cada um deles. A oficina foi elaborada de forma em que os participantes pudessem jogar e manipular as peças de cada um dos jogos, além de que, cada participante recebeu uma apostila com as regras de cada atividade e algumas idéias de aplicações em sala de aula. No primeiro dia de oficina apresentamos o que é o PIBID, com o objetivo de apresentar a vida acadêmica aos alunos de licenciatura e a inserção no meio escolar e o porque das realizações e escolhas dessas atividades, em quais momentos utilizamos esses recursos, o desenvolvimento e por fim os resultados obtidos. Em cada apresentação das atividades houve uma conversa informal com os participantes, onde foi abordada a importância de atividades diferenciadas de forma a incentivá-los a levar este tipo de metodologia para a sala de aula e apresentá-las como uma forma de estimular o ensino da Matemática. Cada participante teve a oportunidade de expor suas experiências e até mesmo saber como foi trabalhar de forma a aproveitar bem o tempo das aulas e quais foram às dificuldades encontradas, além de sugerir melhorias ou novas formas de uso. Pudemos também contar nossa experiência na confecção e aplicação de cada uma dessas atividades para mostrar os resultados obtidos.