Autor(es) do Trabalho: Claudia Daniela Cavichiolo; Érica Xavier Miranda Bolsista; Ruth Janice Guse Schadeck
Nome do Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação
A característica da formação de docentes no Brasil está associada a pouca relação entre a teoria e pratica nas licenciaturas, pouco perfil profissionalizante, e estágios com poucas horas e voltados apenas à observação (GATTI, 2010). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma alternativa que busca superar estas lacunas. Dentro deste programa o licenciando se depara com questões referentes à educação que são particulares, subjetivas a cada aluno e a cada instituição de ensino. Neste ponto passamos a entender a inclusão na escola, e também que muitos problemas de aprendizagem não estão associados ao conteúdo e sim à capacidade de leitura e interpretação de textos e ao tipo de linguagem utilizada (visual, prática, teórica, lúdica entre outras). O PIBID é um grande implemento na formação do docente, proporcionando um contato real com a escola e os alunos. Sempre é um desafio para o professor aplicar os conteúdos da ciência e biologia, de modo mais interessante e instigando a sagacidade e a curiosidade dos alunos de uma forma inovadora e interativa. No programa vivenciamos este desafio em tempo real, nos ajustamos às necessidades e exigências que surgem. Participamos da realidade escolar acompanhando professores, auxiliando-os em sala de aula, acompanhando e tirando dúvidas de cada aluno de maneira particular. Assim, podemos desenvolver atividades e materiais de apoio voltados à necessidade de cada turma. Com isso atuamos de maneira complexa, ajustando as necessidades de currículo, a particularidades de aprendizagem de cada aluno, juntamente com a realidade sociocultural, coligada à proposta político pedagógica da escola. Trabalhamos aliando as aulas teóricas com muitas atividades práticas nem sempre em laboratório. Quando isto é possível conseguimos otimizar o tempo de aulas e mostramos que a ciência e biologia não estão, necessariamente, “limitadas” em um laboratório, e são muito contextualizadas em nossa realidade. Em laboratório buscamos desenvolver protocolos simples, de baixo custo e periculosidade, e facilmente reproduzíveis. Desenvolvemos jogos, cruzadinhas, e outras estratégias lúdicas de modo a abordar o assunto de forma mais atraente e interativo. A resposta que recebemos de professores e alunos tem sido bem positiva. Através de observações no dia a dia da sala de aula percebemos que os alunos não só entendem e compreendem melhor o conteúdo, como também dão mais significado à ciência e à educação.
GATTI, B. A. 2010. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ.Soc.Campinas,v. 31,n. 113.
Palavras-chave: PIBID; Formação de professores; Educação Básica.
O PIBIDIANO EM SALA DE AULA - UMA EXPERIÊNCIA INSUBSTITUÍVEL