Autor(es) do Trabalho: Bruno Cezar Steinmetz; Lueinne Christinne Cipriano dos Santos; William Sforza
Nome do Orientador: Elisângela de Campos
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Trabalho

Em nossas ações enquanto Bolsistas de Iniciação à Docência do PIBID - Matemática I, desenvolvemos diversas atividades que possam melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos dos colégios vinculados ao projeto. Dentre elas estão ligadas as aulas de apoio e aulas de preparação para o vestibular e ENEM para os alunos do ensino médio. Essas aulas acontecem no contra turno uma vez por semana, com duas horas de duração. Nosso intuito ao realizar esse trabalho centra-se em uma melhor formação acadêmica enquanto alunos do curso de licenciatura em Matemática e desenvolver ainda mais o raciocínio matemático dos alunos que tem dificuldades. As aulas de apoio acontecem nos colégios Professora Maria Aguiar Teixeira e Pilar Maturana são realizadas com alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Ao prepararmos essas aulas levamos em conta as dificuldades observadas pelos professores e apresentamos para os alunos uma abordagem diferente sobre o assunto a fim de levar o aluno a entender a lógica envolvida. O número de alunos atendidos nestas aulas é menor do que na aula regular então podemos realizar as atividades de forma interativa. Como temos contato com os alunos de forma individualizada podemos entender melhor as suas dificuldades e trabalhar para desenvolver o pensamento matemático de cada um deles. Essa é uma vantagem das aulas de apoio. Nas aulas de preparação para o ENEM e vestibular, levamos os diversos assuntos matemáticos abordados no ensino médio que são cobrados nessas provas. Nessas aulas, há uma dinâmica diferenciada. Na primeira hora de aula, abordamos determinado assunto que será trabalhado na noite, fazendo uso de artifícios diferenciados voltados para a resolução de questões de vestibular. Já na segunda hora de aula, resolvemos alguns exercícios relacionados ao conteúdo dado, para que possa ser esclarecida qualquer dúvida, depois enviamos listas de exercícios para o e-mail de cada aluno. Ademais, aplicamos simulados do ENEM e vestibular para os alunos do colégio, até mesmo os que não participam dessas aulas, para que possam testar seus conhecimentos e aprender ainda mais. Em geral, é aplicado com uma frequência de um a cada mês, cobrando os conteúdos abordados até a data de aplicação. Com tudo isso, nosso aprendizado enquanto licenciandos da UFPR é muito maior em relação ao comportamento e dinâmica das aulas em sala. Uma vez que, a cada semana, devemos preparar nossas aulas para aplicar, além disso, fazer exercícios para fixação e pensarmos em diversas formas de abordagem do assunto para que o aluno possa entender o que está sendo desenvolvido.

Palavras-chave: Educação Matemática; Investigação Matemática; PIBID 2009 Matemática UFPR.

AULAS DE REFORÇO E PREPARAÇÃO PARA ENEM DO PIBID MATEMÁTICA I