Autor(es) do Trabalho: Ana Claudia Spitzer Pereira; Dayane Sandri Diaz
Nome do Orientador: Sérgio Camargo
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Este trabalho será realizado com estudantes dos 6º anos do Ensino Integral de uma escola da Educação Básica da rede publica de ensino, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) – Subprojeto Física 1. O objetivo central é planejar e desenvolver atividades de ensino relacionado à Astronomia a partir da utilização de enfoque experimental, da história da ciência e de uma abordagem lúdica. A ideia principal é que a utilização dessas metodologias no ensino de astronomia possibilite aos alunos reconhecer e utilizar diferentes linguagens - verbal, escrita, corporal, artística, científica - para descrever, representar, expressar e interpretar os fenômenos e processos naturais e tecnológicos. Buscar-se-á combinar as leituras, as observações, as experimentações, os registros, a constituição de dados, a organização, a comunicação e a discussão de fatos e informações problematizando-os com o intuito de promover uma reflexão sobre a construção dos conceitos científicos (BISCAINO e CAMARGO 2012). Serão desenvolvidas atividades que utilizem conceitos científicos básicos, associados ao espaço, ao tempo, ao sistema, ao equilíbrio e à vida. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes de sentido cultural e social, desenvolvidos no aprendizado escolar. Durante a execução do trabalho serão abordados os seguintes conteúdos: Sistema Solar, Modelos Heliocêntrico e Geocêntrico, Sol, Lua, teoria do Big Bang, etc. Para abordar os conteúdos de maneira mais divertida, serão usados diversos recursos: como sala de informática para pesquisas e utilização de simuladores, construção de maquete do sistema solar, elaboração de histórias em quadrinhos e atividades fora da escola, como, uma visita ao observatório do Colégio Estadual. As avaliações serão de acordo com a participação dos mesmos nas atividades propostas, e, também, será solicitado aos alunos que escrevam em um diário de bordo sobre o que experienciaram, além de escrever e representar com desenhos o que entenderam do conteúdo abordado em cada uma das aulas. Espera-se que com o desenvolvimento dessas atividades em diferentes abordagens de ensino, os alunos percebam os conteúdos de astronomia presentes no seu dia a dia em diversas situações e consigam discutir e explicar por meio de distintas linguagens. Desta forma, por meio das atividades em grupo e dos debates sobre os conteúdos estudados, aprendam a interagir com a sociedade tornando-se cidadãos críticos.
Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Ensino Integral; Trabalho em grupo.
DESCOBRINDO O UNIVERSO ATRAVÉS DA ASTRONOMIA: O ENSINO COM ENFOQUE LÚDICO, EXPERIMENTAL E HISTÓRICO PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL