Autor(es) do Trabalho: Ana Paula Farias Waltrick; Ariadne Vasconcellos Bauer Farias; Ayrton Izaias De Oliveira; Claudia Lago; Fernando Fortunato Jeronimo; Guilherme Carvalho Goeij; Gustavo Albary Ribeiro Milczwski; Renata Scuzziatto Marcílio; Robertta Moryel Pellanda; Stephanie Caroline Schubert.
Nome do Orientador: Marco Antônio Ferreira Randi
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

A equipe de alunos do Pibid-UFPR/Biologia 2 (orientada pelo professor Marco Randi) conduz dois principais projetos educacionais: levar ciência à escola e utilizar jogos didáticos que estimulem os alunos a pensar em ciência enquanto se divertem jogando. São 14 alunos pibidianos, dos quais seis atuam no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani e os outros oito no Colégio Estadual Ângelo Gusso. No colégio Ângelo Gusso estão sendo planejadas aulas, com o enfoque no diálogo aluno-professor, em que este último inicia a aula levantando questionamentos de acordo com o assunto a ser abordado naquela aula. Desta forma, busca-se que os alunos reflitam sobre as perguntas, arrisquem a respondê-las e, o mais importante, que tenham curiosidade sobre o assunto. Essas aulas serão, também, a apresentação da equipe do PIBID aos alunos da escola. No contraturno serão desenvolvidas atividades que envolvam o desenvolvimento do pensamento e a condução do método científico. As dúvidas que surgem durante as aulas ou em outras situações, sobre questões cotidianas, serão trazidas para este momento, em que a questão levantada será abordada de acordo com o método científico: levantamento de hipótese, teste, discussão e conclusão. O objetivo é despertar nos alunos o pensamento científico e a possibilidade de que cada um possa ser um cientista. Em paralelo, os pibidianos confeccionarão jogos didáticos que estimulem o uso do raciocínio lógico e o cooperativismo entre os participantes. Os jogos, em fase de construção no Ângelo Gusso, são dois, ambos abordando o tema liquens. Um deles é baseado em um jogo de tabuleiro que visa encontrar pistas para resolver uma situação problema. Os alunos deverão solucionar um mistério sobre o tema de acordo com as pistas que encontrarem durante a passagem pelo tabuleiro; além disso, terão que vencer alguns obstáculos que tentarão impedi-los de achar uma solução. A solução só será conseguida pelo trabalho cooperativo do grupo. O outro jogo desenvolvido consiste de um jogo de cartas, também com pistas para que os alunos construam contextos biológicos e encaixem organismos nesses contextos. O jogo tem como objetivo mostrar como funciona a dinâmica da vida, que acontece por conta de constantes mudanças e interações com o ambiente, tornando o jogo passível de muitas respostas e interdisciplinaridade, pois trabalha com várias áreas da biologia.

Palavras-chave: biologia; jogos; método científico.

O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA - AÇÕES E DESAFIOS!