Autor(es) do Trabalho: Bhorel Enrique Santinho da Silva; Camila do Nascimento Francelino.
Nome do Orientador: Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Português (N)
Área Temática: Educação
As produções literárias e cinematográficas são trabalhadas pelo projeto PIBID – Língua Portuguesa (UFPR) com o objetivo de proporcionar um maior contato dos alunos da rede estadual de ensino com obras do patrimônio cultural brasileiro. A literatura é o foco principal na execução do projeto, por precisar de incentivo, pois nota-se claramente em sala de aula a falta de interesse pela leitura por parte dos estudantes. Além do cinema, o projeto dá a chance dos bolsistas trabalharem com outras produções artísticas que estejam ligadas com temas referentes à literatura. Os alunos de licenciatura do curso de Letras – Português-UFPR, Bhorel Enrique Santinho da Silva e Camila do Nascimento Francelino, escolheram usar “tirinhas” para uma produção textual com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Estado. O tema foi trabalhado em duas aulas e trata da produção literária no Brasil nos anos de ditadura militar. As apresentações ofereceram o contato com contos, crônicas e poesia produzida entre as décadas de 1960 e 1980, concedendo a aproximação dos estudantes com autores como Stanislaw Ponte Preta, Fernando Gabeira, Rubem Braga, José Paulo Paes, Paulo Leminski, Thiago de Mello, Alice Ruiz e outros. A partir dessas exibições sobre o assunto, os alunos elaboraram textos, que foram inseridos em uma “tirinha” entregue pelos bolsistas do projeto. Pôde-se notar que nessa atividade os alunos mostraram interesse pelo tema e pelas diferentes produções literárias apresentadas, principalmente a poesia. Os resultados foram satisfatórios, pois além da elaboração dos textos, os alunos também participaram de um sarau literário, lendo obras de poetas da geração mimeógrafo. Os autores levados para a sala de aula geraram interesse de parte dos alunos e possibilitaram o estabelecimento de pontes com outras produções, as quais emergiram nas falas dos estudantes, a partir de versos canônicos, tais como “no meio do caminho tinha uma pedra...”, de Drummond, o que gerou, de nossa parte, espaço para a abordagem da referida poesia, com o estabelecimento de outras relações com a temática da ditadura militar. Embora a base de conhecimento histórico da turma sobre o período tenha se apresentado como um empecilho, já que eles ainda não haviam estudado a ditadura militar na escola, houve interesse pela literatura em si, como forma de linguagem com a qual eles se identificam.