Autor(es) do Trabalho: Bruna Francine Lopes Silva; Evandro Carvalho
Nome do Orientador: Sérgio Camargo
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

O presente trabalho tem como objetivo introduzir tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em turmas de 3ª ano do Ensino Médio em uma escola de Educação Básica da rede pública estadual da região de Curitiba. Uma vez que o entendimento dos conceitos de Física exige abstração, procuramos encontrar recursos didáticos que pudessem facilitar o processo de aprendizagem dos conteúdos, assim optamos por planejar aulas utilizando simuladores e recursos multimídias. O tema escolhido para primeira abordagem nas aulas foi “Raios-X”. Estudando a literatura constata-se crescente número de pesquisas sobre o ensino da Física Moderna e Contemporânea (TERRAZZAN, 1994; VALADARES, 1998; OSTERMANN e MOREIRA, 2000, 2001; GRECCA e MOREIRA, 2001). Segundo Valadares e Moreira (1998) torna-se indispensável que os alunos do Ensino Médio conheçam os alicerces da tecnologia atual, já que interfere em sua vida e com certeza determinará o seu futuro profissional. Assim ressalta-se ainda mais a importância da introdução dos conceitos básicos da física moderna e contemporânea nas aulas de Física. É necessário estabelecer relações entre a Física da sala de aula e a Física do cotidiano uma fez que esta é suporte para as várias tecnologias como, por exemplo, os leitores ópticos, as máquinas de xerox, controle remoto e inúmeros outros. Gil Pérez (1987) defende a inserção da Física Moderna na Educação Básica, pois esta pode contribuir para que os alunos adquiram uma visão da Física articulada com uma perspectiva mais coerente acerca da natureza do trabalho científico, principalmente superando a visão linear e cumulativa incorporada a ele. Valadares e Moreira (1998) mencionam que, quando se trabalha com estudantes do Ensino Médio em uma perspectiva de vir a despertar o interesse para aspectos do cotidiano, a ausência dos fundamentos da Física Moderna mostra-se como um grande obstáculo. Como se trata de um trabalho em andamento, ainda não há subsídios suficientes para análise de resultados do processo, mas oportunamente essa análise será divulgada. A experiência obtida até o momento refere-se mais ao conhecimento adquirido sobre algumas perspectivas de inserção da Física Moderna e Contemporânea na educação básica por meio do estudo dos referenciais teóricas adotados para o planejamento e confecção das atividades a serem realizadas nas aulas de Física.

Palavras-chave: Física Moderna e Contemporânea; Educação Básica; PIBID.

INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO