Autor(es) do Trabalho: Alessandra Hartvig; Brena Orrico de Azevedo; Juliana Freire Fernandes, Marlus Ricardo Coronel, Sandra Fátima Torres, Maria de Fátima Consoni, Luiz Fernando de Carli Lautert.
Nome do Orientador:
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor Litoral
Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)
Área Temática: Educação
Neste projeto dá-se a iniciação a docência dos alunos da UFPR Setor Litoral participantes do PIBID. O projeto ocorre no Colégio Estadual Profª Tereza da Silva Ramos, no Município de Matinhos, PR. As atividades visam a interação de aluno e professor, buscando uma metodologia diferenciada, para obter uma abordagem significativa para quebra do modelo já existente. O objetivo é de valorizar a participação dos alunos a fim de favorecer uma aprendizagem significativa, despertando a curiosidade de uma forma livre, contradizendo uma disciplina corporal imposta, estabelecendo uma proximidade entre quem ensina e quem aprende. A metodologia desenvolvida esta sendo realizado com as turmas do 7º ano, com o conteúdo Seres Vivo. Inicialmente verificaram-se os conhecimentos prévios dos alunos, sua vivência, sua cultura e o senso comum. Após a fala dos alunos levantou-se a seguinte questão: o que diferencia um ser vivo de um não vivo. Questão esta feita através de praticas com os alunos, mostrando a ação e a reação dos seres vivos, comprovando as características de sentimentos, reações de estímulos, questão de gênero (reprodução), constituição do corpo (desenho da célula). O conteúdo seguinte, classificação dos seres vivos foi desenvolvido através atividade de pesquisa no supermercado, a disposição dos produtos por categorias e perguntou-se aos alunos a semelhança com a classificação dos seres vivos, utilizando-se uma música como ferramenta didática (Taxonomia) contendo as categorias das classificações. Os conteúdos referentes aos reinos foram desenvolvidos através de uma pesquisa com os alunos, e com experiências para fixar o conhecimento, onde verificou-se a fermentação na produção dos alimentos (iogurte, pão, etc.), constatando a utilidade das bactérias e em seguida a conscientização da higienização do corpo, principalmente das mãos, quanto ao método correto de lavagem das mãos, da manipulação dos alimentos indicador para prevenir diversas doenças.Quando apresentado em sala de aula as praticas diferenciadas referentes ao conteúdo cria-se uma ligação de comprometimento e de proximidade. Os alunos adquirem a percepção da curiosidade, para o seu conhecimento. Acreditamos que ha uma grande demanda de uma versatilidade do professor em inserir metodologias diferenciadas, para construção de conhecimento.
Palavras-chave: Metodologia diferenciada; Os Reinos; Metodologia diferenciada.
ALTERNATIVAS DIFERENCIADAS QUE PROCUREM CONTEXTUALIZAR E DAR SIGNIFICADO AOS CONTEÚDOS VISTOS COMO INFORMATIVOS, DANDO LUGAR AOS CONTEÚDOS FORMATIVOS