Autor(es) do Trabalho: Aline Nikosheli Nepomuceno; Daiane Nazário; Eduardo Emilio Ricieri
Nome do Orientador: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (M)
Área Temática: Educação

A escola, dentro do novo contexto deste início de milênio da grande presença dos conteúdos de mídia e da distribuição de informação, tem a possibilidade de suprir a necessidade do uso de novos procedimentos didáticos que levem em conta novas práticas tecnológicas de distribuição da informação audivisual e em hipertextos - o projeto PIBID Geografia da UFPR, palco deste trabalho, surge como laboratório da experimentação de novas metodologias que levem em conta esta questão. Já presente como figura de exemplificação, o uso de tais recursos audiovisuais como filmes já fora citado como importante no ambiente escolar, como o uso da produção “Diários de Motocicleta” (2003) por Gonçalves & Gonçalves (2011) para a compreensão das diversas paisagens e formações sociais da América Latina e diversos outros casos, porém, também é possível que os próprios alunos demonstrem as suas percepções sobre questões ligadas ao conteúdo da disciplina de Geografia e sobre o cotidiano geográfico do aluno, com suas imagens, sons, cheiros, etc. Assim, sua percepção sobre dado elemento pode ser construídapelos próprios educandos, o que nos dá como objetivo deste trabalho, proporcionar aos alunos do Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, a compreensão do conteúdo de Geografia, especificamente a Urbanização, através de recursos audiovisuais. A cidade, em um sentido que pode ser apreendida dentro de suas imagens, em um nível da identidade e dos significados que possuem para os alunos, em consonância com a ideia de Kevin Lynch no livro A Imagem da Cidade (1960). Para tal, propõe-se que esses alunos realizem gravações dirigidas pelos próprios e com supervisão e orientação dos autores deste trabalho, aonde pontos específicos do centro histórico e em entroncamentos de meios de transporte da cidade de Curitiba sejam selecionados para que os alunos compreendam a variedade e revelem suas percepções dos pontos centrais dados, tais como aspecto arquitetônico, funcionalidade, problemas ambientais, etc., e também o modo da circulação na cidade e como esse de forma direta ou indireta influenciam os seus cotidianos como habitantes urbanos.

Palavras-chave: Geografia; Audiovisual; Ensino.

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CIDADE DE CURITIBA ATRAVÉS DE RECURSOS AUDIOVISUAIS