Autor(es) do Trabalho: Amanda Mahara Moreira da Silva
Nome do Orientador: Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Espanhol ou Português com Espanhol (M)
Área Temática: Educação
A partir das experiências vividas no projeto PIBID-Espanhol, percebeu-se que algumas dos obstáculos enfrentados pelos alunos decorrem de fatores afetivos, pois estes estão diretamente relacionados ao processo de aquisição da nova língua. Entende-se o afeto como os sentimentos, emoções, crenças e atitudes que influenciam nosso comportamento (ARNOLD, 2006), segundo Oatley y Jenkins (1996 apud ARNOLD, 2006) as emoções não são um extra, mas estão no centro da vida mental do ser humano; o domínio afetivo cobre todos os aspectos de nossa vida, incluindo a sala de aula. Por essa razão o interesse pela dimensão afetiva vem sendo cada vez mais incorporado ao campo de didáticas de língua estrangeira, especialmente a partir dos estudos do linguista norte-americano Stephan Krashen e suas contribuições com o modelo de aquisição de segundas línguas. Para Krashen os fatores afetivos assumem grande importância, pois, para o autor eles estão diretamente relacionados tanto à aprendizagem de uma nova língua quanto aos resultados atingidos durante e ao final do processo. Deste modo, na hipótese de Krashen (1985), o FILTRO AFETIVO será o primeiro obstáculo com qual o insumo se deparará antes de ser processado e internalizado, facilitando ou dificultando o processo de aprendizagem da nova língua. Para a obtenção da eficácia na aprendizagem há necessidade de se preocupar em sanar as emoções negativas, ao tempo que se crie e utilize as emoções positivas (SANTANA, 2008). Para isso é preciso estar atento no que diz respeito ao aluno como indivíduo e como participante de uma situação sociocultural. Ao preocupar-se com as variáveis afetivas no cotidiano escolar, o professor terá ferramentas para colaborar na formação global de seus alunos. Entendendo-se que a conduta do professor em sala de aula pode contribuir nos fatores que concerne ao filtro afetivo, propõe-se refletir acerca de como o professor pode atuar sobre as atitudes negativas de seus alunos de forma a motivá-los, diminuindo a ansiedade e aumentando a confiança; bem como propiciar um ambiente para melhor interação entre os alunos e, desse modo, um real aprendizado da língua estrangeira.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Afetividade; Filtro Afetivo.
IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA