Autor(es) do Trabalho: Elizete Antunes Gemin; Fernanda Bachini de Oliveira; Francieli Monteiro Grein; Franciele de Fátima Kososki; Melissa Yukimi Tanaka, Ricardo Antunes de Sá.
Nome do Orientador: Ricardo Antunes de Sá.
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Pedagogia (M)
Área Temática: Educação
O relato de experiência apresentado faz parte do Projeto – PIDID – Pedagogia – 02 (Apropriação, integração e uso das Tecnologias na Escola e o papel de mediação do Pedagogo). O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal CEI Professora Tereza Matsumoto, com turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal do projeto é possibilitar que o professor possa integrar a tecnologia digital às atividades em sala de aula. No primeiro momento, as bolsistas realizaram estudos e pesquisas relacionados ao tema das tecnologias da informação e da comunicação, a fim de se compreender as características e as possibilidades de utilização dos diversos recursos tecnológicos digitais disponíveis na escola. Nestes estudos foram debatidas as reais possibilidades de se implementar tais tecnologias dentro do ambiente escolar para que se pudesse desenvolver um projeto que fosse possível de implementar no cotidiano escolar. Realizou-se um levantamento em relação às tecnologias digitais disponíveis dentro da escola. Em seguida foram realizadas reuniões entre as estudantes e a pedagoga do projeto a fim de que pudessem encontrar as melhores condições de implementação do projeto dentro da escola. Decidiu-se pela criação de tutoriais que pudessem auxiliar os professores e pedagogos na utilização dos recursos tecnológicos digitais existentes no ambiente escolar. A intenção é possibilitar ao professor um conhecimento técnico, preliminar, sobre o recurso tecnológico, para, na sequência, explorar a dimensão pedagógica da ferramenta digital (LOPES, 2005, VALENTE, 1999, 2013; SÁ; GOMES, 2012; SÁ; GALEB, 2014; SÁ; ENDLICH, 2014; SANCHO, 2002). Por fim, o material produzido foi apresentado às professoras que trabalham com os alunos do terceiro ano para que pudessem validar a eficácia dos tutoriais para o uso em sala de aula. O projeto foi dividido em 03 subprojetos que tratam de acompanhamento pedagógico 1 e 2, divulgação de atividades da escola e fotografia.
Palavras-chave: Educação; Tecnologias Digitais na Escola; Cultura Digital na Escola.
PROJETO APROPRIAÇÃO, INTEGRAÇÃO E USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E O PAPEL DE MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO