Autor(es) do Trabalho: Jeimeson Roberto França; Lucimara Bezerra de Moraes de Albuquerque; Morgana Müller de França; Rondinelli Carlos Prokot; Tiago Batista Tavares.
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Este projeto (PIBID - subprojeto Física 2) será desenvolvido com os alunos do ensino médio de uma escola pública, que fazem parte do projeto estadual Mais Educação, que é realizado no contra turno da escola. Através das atividades deste projeto, esperamos que os estudantes possam refletir e compreender os instrumentos ópticos, nas suas diversas aplicações científicas, e principalmente no ensino da Astronomia. Para o desenvolvimento desse projeto serão utilizados alguns conceitos estudados na matemática, com o objetivo de aprofundar as reflexões a respeito das observações e aplicações científicas. Os aspectos a serem abordados neste projeto são a formação dos conceitos e a construção de universos de significado, e as relações entre o desenvolvimento intelectual e a aprendizagem, onde o estudante possa adquirir seus conhecimentos de forma teórica e prática. Segundo PIAGET "Em lugar de transmitir simplesmente um conhecimento, vai-se permitir que o estudante, em uma ação interiorizada (pensamento) ou em uma ação efetiva (de acordo com seu grau de desenvolvimento), compare, exclua, ordene, categorize, classifique, reformule, comprove, formule hipóteses, etc". A proposta deste trabalho é apresentar os conceitos de óptica aplicados no estudo da ciência que estuda a posição, os movimentos e os tipos de corpos celestes. Serão apresentados diversos equipamentos de óptica como: lupa, luneta, microscópio, telescópio etc. Tendo em vista a questão motivacional dos alunos, os conteúdos de pesquisa serão apresentados com meios alternativos (incentivo) conforme o andamento do projeto, tais como: simuladores virtuais, apresentação de slides com fotografias e imagens próprias, aulas práticas com equipamentos de baixo custo e por fim fazer a demonstração de algumas equações e analisar seus resultados. Espera–se que os alunos possam compreender o processo de constituição da Física enquanto ciência, conhecer as perspectivas teóricas e práticas do funcionamento estrutura e associação articulando as diferentes abordagens aplicadas ao desenvolvimento da Astronomia.