Autor(es) do Trabalho: Anna Paula Scherer Lino; Eder Fabiano Santos; Gabriel Ferreirinha de Oliveira
Nome do Orientador: Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (N)
Área Temática: Educação
O presente trabalho idealizado pelo projeto PIBID/ Geografia UFPR visou o desenvolvimento e aplicação de uma nova alternativa de metodologia para as aulas de astronomia dos sétimos anos do ensino fundamental do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, localizado no bairro Abranches em Curitiba. Esta necessidade se deu especialmente pela busca de uma melhor e mais atrativa preparação dos estudantes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada em maio deste ano. Primeiramente buscou-se trazer para dentro da sala de aula uma maior utilização de softwares e outras ferramentas informacionais, como, imagens, vídeos e apresentação de Power Points que possibilitassem além de uma maior facilidade de aprendizagem dos conteúdos da astronomia, também um maior entusiasmo pelas aulas, isto porque o próprio estudante encontra-se inserido em uma sociedade que cada vez mais faz uso das mais variadas tecnologias. Além disso, como referencial teórico utilizou-se dos preceitos de Paulo Freire, especialmente de sua obra “A Educação na Cidade” de 2001. Nesse sentido, foram realizadas atividades de caráter mais “convencional” como a construção de seminários e gincanas além da elaboração de cartazes, esta etapa foi elaborada com o intuito de promover uma maior participação dos alunos como agentes detentores de conhecimento, rompendo o máximo possível com a ideia de visualizar o estudante apenas como receptor de informação. Após a aplicação das atividades concluímos que os resultados obtidos podem ser considerados satisfatórios, pois os objetivos traçados antes de sua aplicação em grande maioria foram atingidos, interdisciplinarizando astronomia bem como, processos referentes à espacialização, intercomunicação e monitoração global no âmbito da ciência geográfica e suas implicações. Porém deve se ressaltar que foram encontradas inúmeras dificuldades. Destaca-se especialmente a falta de prática que a grande maioria dos estudantes de escolas públicas possuem com o trabalho feito em ferramentas informacionais como, o computador. Além é claro, de problemas disciplinais que até certo ponto pode ser considerado normal para estudantes desta faixa etária.
Palavras-chave: Novas Metodologias; Astronomia; Tecnologias Informacionais.
METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA ATRAVÉS DE NOVAS TECNOLOGIAS