Autor(es) do Trabalho: Juliane Cristina Bieda; Mayara Marquito Caetano
Nome do Orientador: Flávio Massao Matsumoto
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Química (MT)
Área Temática: Educação
Baseando-se na Semiótica de Peirce, as bolsistas do PIBID/Química-2011 elaboraram uma Unidade Didática (UD) sobre o conteúdo de ligações químicas, com enfoque nas diferentes formas de representação. A UD foi aplicada no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, Curitiba, numa turma de primeiro ano do Ensino Médio, no segundo semestre de 2013. A classe não tinha muitos alunos e a média de frequência nas aulas aplicadas era de 9 alunos – com um número tão reduzido foi possível trabalhar melhor os conceitos desejados, trazer atividades diferentes e levar os alunos ao laboratório para realizarem um experimento. Ao longo de seis aulas, as ligações iônica, covalente e metálica foram abordadas, sempre com pelo menos duas formas de representação ou explicação. Isso se deve ao que Peirce diz nos estudos sobre Semiótica, a qual é a ciência que estuda os símbolos, que nem todos têm a mesma forma de observar e interpretar os símbolos. Seus estudos estão em diversos jornais e artigos acadêmicos. Surge daí a necessidade de que os professores busquem outras formas de explicar o conteúdo – nada fora do comum, apenas um meio diferente de apresentar, pois assim, mais alunos seriam beneficiados ao entenderem o conteúdo. Na UD em questão, além da explicação formal do assunto, foi aplicada uma atividade que trabalhou todas as questões vistas em sala, juntamente com a representação das ligações com massinha de modelar. Esta atividade foi muito bem recebida pelos alunos e feita com cuidado e dedicação, com real preocupação em reproduzir o tipo de ligação pedida. E para terminar o conjunto das aulas, os alunos foram ao laboratório realizar um experimento sobre ligações metálicas – determinaram se existia ou não ferro na palha de aço, através do ácido contido no refrigerante. De forma geral o resultado foi satisfatório, verificando a aprendizagem dos alunos sobre este conteúdo, pois estes assimilaram bem o que lhes foi proposto e conseguiram reproduzir o conhecimento obtido. (CAPES/PIBID-UFPR)