Autor(es) do Trabalho: Airton Stori; Fernando da Rosa Furmann
Nome do Orientador: Sérgio Camargo
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Este trabalho faz parte do PIBID de Física da UFPR e tem por objetivo explorar as grandes oportunidades pedagógicas relacionadas aos recursos disponíveis nos celulares e tablets no processo de ensino e aprendizagem de Física. A evolução desses dispositivos móveis e a crescente demanda por parte dos alunos está tendo impacto no ambiente escolar, portanto, não podemos virar as costas para essa realidade. Celulares e Tablets fazem parte do dia a dia de todos e a facilidade de acesso a esses aparelhos possibilitam que eles possam ser utilizados como mediadores do conhecimento e das relações vividas nesse ambiente. Considerando a realidade de muitos alunos, desinteressados e desmotivados com os estudos, interferindo negativamente na aprendizagem (AUSUBEL, 1980) é necessário que haja uma mudança na maneira de conduzir o trabalho pedagógico. (MORTIMER, 2002). Para contribuir com a motivação em aprender surgiu a ideia de utilizar os celulares e tablets dos alunos como recurso didático aplicando metodologias apropriadas. Utilizando-se aplicativos simuladores de fenômenos físicos, compatíveis com sistemas operacionais de celulares e tablets. Ainda há poucos trabalhos desenvolvidos na área do ensino de Física que utilizem celulares, mas são conhecidas as dificuldades dos alunos para aprender os conceitos da Física e essa é uma ciência de caráter experimental. Por esse motivo, para Cavalcanti (2006), o uso dos recursos tecnológicos torna-se essencial quando não se tem condições de reproduzir um fenômeno através de experimentos. Nesse caso, os programas simuladores cumprem a função importante de mostrar virtualmente o que seria impossível senão em laboratórios bem equipados, enriquecendo as possibilidades de ensino e aprendizagem. A utilização dos aplicativos, nestes dispositivos, possibilita que os alunos consigam estimular outras áreas do cérebro, permitindo diferentes conexões, auxiliando a aprendizagem significativa preconizada por Ausubel. Nesse sentido a utilização desses dispositivos contribui na organização e estruturação dos conteúdos, tornando as aulas dinâmicas e interativas.

Palavras-chave: didática do celular; simuladores virtuais em física; ensino de física.

A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA