Autor(es) do Trabalho: Jeimeson Roberto França; Lucimara Bezerra de Moraes de Albuquerque; Morgana Müller de França; Rondinelli Carlos Prokot; Tiago Batista Tavares.
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Este projeto (PIBID - subprojeto Física 2) será desenvolvido com os alunos do ensino médio de uma escola pública, que fazem parte do projeto estadual Mais Educação, que é realizado no contra turno da escola.Através desse projeto espera-se que os alunos possam compreender os elementos constituintes dos telescópios e da sua utilização prática. Em seu trabalho de 1972 Piaget afirma que é importante que o indivíduo construa o seu próprio conhecimento a partir da interação com o ambiente em que vive, proporcionando o desenvolvimento e uma maior significação da aprendizagem. A robótica no ensino de ciências é uma área nova, até mesmo no cenário internacional, constituindo um vasto campo a ser explorado em sua plenitude. Essa tecnologia é comumente utilizada em disciplinas de computação, engenharia e mecatrônica. No entanto, pesquisas recentes revelam grande potencial de seu uso fora do contexto, principalmente no ensino de ciências (ROUXINOL ET. AL 2011). No decorrer do projeto será feita a discussão de tecnologias fazendo sua relação com os conceitos de física, com o objetivo de construir um telescópio computadorizado. Para a construção do telescópio serão utilizados materiais de baixo custo, de fácil manuseio, como tubos de PVC, lentes objetivas e oculares e também a utilização do Arduino, uma plataforma eletrônica de hardware livre que tem por base um circuito de entrada e saída de sinal digital e/ou analógica. Uma das vantagens na utilização deste pequeno computador é, ser uma opção de baixo custo e sua plataforma para o desenvolvimento dos programas é de acesso público e gratuito. A maioria das montagens é feita a partir de componentes eletrônicos básicos como lâmpadas de leds, resistores, fios e placa protoboard. Espera-se com a construção do telescópio que seja possível a observação dos objetos celestes e, como será automatizado, que este faça o acompanhamento do movimento dos astros no céu noturno, bem como a sua localização. Espera-se, também, que os alunos durante o projeto adquiram autonomia na busca do conhecimento a fim de criarem seus próprios projetos no futuro.
Palavras-chave: telescópio; Astronomia; robótica.
O TELESCÓPIO COMPUTADORIZADO COMO UMA APLICAÇÃO DA ROBÓTICA NO ENSINO DA FÍSICA