Autor(es) do Trabalho: Jeimeson Roberto França; Lucimara Bezerra de Moraes de Albuquerque; Morgana Müller de França; Rondinelli Carlos Prokot; Tiago Batista Tavares.
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Este projeto (PIBID - subprojeto Física 2) será desenvolvido com os alunos do ensino médio de uma escola pública, que fazem parte do projeto estadual Mais Educação, que é realizado no contra turno da escola. De acordo com Stephen Hawking: "Restringir nossa atenção aos problemas terrestres seria limitar o espírito humano". Nesse sentido, nossa proposta é utilizar o céu como nosso laboratório. Para isso, pretendemos introduzir conceitos básicos de astronomia através do estudo e da observação dos corpos celestes. Inicialmente, será dado aos alunos um questionário prévio afim de avaliar sua compreensão sobre os fenômenos celestes. Após esta avaliação, serão abordados aspectos históricos e filosóficos do desenvolvimento da astronomia e, com a utilização de filmes de ficção científica e uma explicação bem objetiva sobre os corpos celestes feita com o auxilio do Datashow, serão apresentados os objetos observados no céu. Com o auxílio do simulador Stellarium, visitas ao planetário do Colégio Estadual do Paraná e ao parque de ciências Newton Freire Maia, pretende-se inserir conceitos de localização espacial e de observações do céu, proporcionando ao aluno uma experiência prática de como são realizadas as observações. Também serão confeccionadas cartas celestes pelos alunos para ajudá-los na localização dos astros. Após abordarmos todo o conteúdo, os alunos deverão responder um questionário sobre os assuntos que foram vistos no laboratório, afim de levantar dados e comparar com as respostas do questionário prévio. Desta forma verificamos como foi o desenvolvimento do aluno e se o assunto que foi abordado foi entendido. Pretende-se através desse projeto promover estudos práticos e teóricos sobre a astronomia, com o intuito de ampliar o conhecimento do aluno, sobre essa ciência, a qual não faz parte da grade do ensino médio. Da mesma forma queremos incentivar o seu interesse sobre astronomia, assim como estimular o desenvolvimento da curiosidade e da busca pelo conhecimento científico.