Autor(es) do Trabalho: Adriana da Rosa
Nome do Orientador: Janice Inês Nodari
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês (M)
Área Temática: Educação

Esse projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Pilar Maturana através da disciplina de Língua Inglesa, numa turma de 8º ano, para a semana cultural. Cada turma participou representando um dos países que disputou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil e coube ao 8º C discorrer sobre os Estados Unidos. Apesar do constante contato com filmes e músicas, boa parte dos brasileiros tem apenas uma noção superficial, e mesmo estereotipada, da cultura americana. A semana cultural surgiu como uma oportunidade para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre alguns aspectos culturais dos Estados Unidos. Nosso objetivo principal era oportunizar aos alunos a reflexão sobre as diferenças e semelhanças culturais entre o Brasil e o país pesquisado através de debates com colegas e convidados, mas também contextualizar o ensino de Língua Inglesa na educação, desenvolver a cooperação e interação entre os alunos no trabalho em grupos, incentivar a curiosidade, criatividade e responsabilidade individual do aluno disponibilizando materiais e dados culturais do país pesquisado e promovendo a aprendizagem de estruturas gramaticais e vocabulário em Língua Inglesa. Como embasamento teórico, nos apoiamos nas noções de letramento crítico e letramento digital (Jordão, 2007) e nos conceitos de sujeito e novas formas de aprendizagem (Cope & Kalantzis, 2006). Em grupos, os alunos desenvolveram pesquisas sobre temas envolvendo pobreza e consumismo, problemas de alimentação e obesidade infantil, mídia social e privacidade. Essa pesquisa se deu essencialmente através de um grupo criado no Facebook exclusivamente para esse fim. Cada grupo, tendo escolhido um aspecto cultural para aprofundar, teve acesso ao material referente àquele assunto através de filmes, documentários, músicas, livros, revistas, assim como outros materiais necessários para a apresentação. Os trabalhos em grupo foram orientados e monitorados pela professora regente, uma bolsista e eventualmente outros três convidados (ETAs – English Teaching Assistants - Fulbright/CAPES). A forma de apresentação prevista incluiu além da expressão escrita (cartazes com imagens), a expressão oral (lida), interpretações (diálogos), cantos, etc, sempre em Inglês. Os grupos realizaram uma pré apresentação em sala (terça, 03/06) antes da apresentação final na semana cultural para que recebessem o feedback do que devia ser melhorado. Percebeu-se com esse projeto um grande engajamento dos alunos e o questionamento de pré-conceitos em relação ao país pesquisado.

Palavras-chave: novas tecnologias; projeto e pesquisa; Língua Inglesa.

PROJETO PIBID/INGLÊS PARA A SEMANA CULTURAL NA ESCOLA PÚBLICA - A COPA DO MUNDO NO BRASIL: CONHECENDO UM DOS PAÍSES QUE DISPUTARÃO A TAÇA – USA