Autor(es) do Trabalho: Laura Calderan de Lannoy; Marcos Sergio Belczak Junior; Thais Guedes Guida
Nome do Orientador: Márcia Helena Mendonça
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação
A educação não é tarefa e nem mérito de um único professor, ou de uma única escola. É sim, o objetivo de todos os docentes, de toda comunidade escolar. Devido a isso é de extrema importância repensar o papel da escola, do educador e da sociedade em relação à educação. Para tanto, as reuniões reflexivas são parte do programa PIBID Biologia 2 da UFPR, as quais acontecem semanalmente. Nessas reuniões são estudados textos de diversos autores com diferentes temas envolvendo educação, com o objetivo de fundamentar os pibidianos que estão indo para a sala de aula. Além dos textos estudados, as reuniões reflexivas abrem espaço para o aluno compartilhar suas experiências com os demais, sendo esse o principal foco dessas reuniões. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre as reuniões reflexivas que aconteceram no ano de 2013, a fim de avaliar a importância dessa prática, no desenvolvimento profissional e pessoal do futuro docente e na sua visão sobre a educação. Para tal análise, foram utilizados depoimentos escritos bem como manifestações verbais das partes envolvidas diretamente nas reuniões reflexivas. Ao final de 2013 foi realizada uma síntese sobre a percepção dos alunos do PIBID sobre as reuniões reflexivas, que se encontra disponível em http://www.pibid.ufpr.br/pibid_new/projetos/biologia2011/posts/160. Em seus relatos os alunos contam como as reuniões contribuíram na sua prática em sala de aula, no seu amadurecimento enquanto futuro professor e na sua percepção da educação. Ficou evidente o impacto não só na sua formação enquanto futuro professor, mas também enquanto pessoa e cidadão. Destaca-se também a importância conferida a vivência do trabalho em grupo e das trocas de experiências e colaborações entre os pibidianos, essencial na vida do docente. Outro aspecto enfatizado refere-se ao significado que as reflexões passam a ter quando os pibidianos estão inseridos na complexa realidade escolar. Os estudantes do PIBID apontam que pressupostos teóricos passam a fazer sentido, bem como se faz necessário buscar novas formas de pensar para melhor compreender e atuar na realidade da escola. Sem dúvida as reuniões contribuíram no formação de professores reflexivos, e possibilitaram uma compreensão profunda das experiências vividas auxiliando-os a encontrar soluções para as situações do dia-a-dia escolar.