Autor(es) do Trabalho: Isabele Leticia Borges; Jhony dos Reis Silva; Jackelini Dalri
Nome do Orientador: Ivanilda Higa
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Neste trabalho relata-se um projeto no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Física, baseado numa sequência de aulas sobre temas da Astronáutica desenvolvida com alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio, tendo em vista sua participação na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2014. As atividades foram desenvolvidas num colégio estadual de São José dos Pinhais, Paraná. Os conteúdos foram escolhidos de acordo com a ementa da prova da OBA e abordados em 2 aulas com 4 turmas. Neste trabalho, apresenta-se apenas a parte relacionada à Astronáutica. Ressalta-se que os bolsistas-docentes estão no início da graduação, o que lhes exigiu uma intensa preparação tanto em termos do aprofundamento dos conceitos de Astronáutica quanto da aprendizagem de ser professor. Um questionário prévio sondou as dificuldades e dúvidas dos alunos acerca dos temas que seriam abordados. Na primeira aula foi trabalhado o que é Astronáutica; a corrida espacial e a Guerra Fria; foguetes, satélites e ônibus espaciais; o homem na Lua; a estação espacial; o telescópio Hubble; os satélites meteorológicos; sobre por que o Brasil deve possuir um programa espacial; as instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento espacial; os foguetes e satélites brasileiros e a Missão Centenária. Esperava-se que os alunos percebessem a importância da astronáutica, já que muitos instrumentos tecnológicos atuais só foram desenvolvidos e utilizados a partir da sua criação. Na segunda aula, foram abordados os conteúdos de velocidade de escape; velocidade dos foguetes, ônibus espaciais e satélites e órbitas de satélites; conteúdos importantes, pois acrescentam a noção da magnitude da gravidade e do quão rápido são os veículos espaciais, além da utilidade e as aplicações das diferentes órbitas do espaço. Os recursos didáticos utilizados foram principalmente recursos de mídia (slides e vídeos) e quadro negro. Apesar da carga horária reduzida (com maior número de aulas os conteúdos e novas metodologias poderiam ter sido melhores explorados), houve bastante participação, curiosidade e cooperação da parte dos alunos. Isso representou uma grande realização para os bolsistas-docentes, pois a partir dos inúmeros questionamentos, puderam notar, nesta primeira experiência, a importância do professor no processo educativo e como a docência também é um processo de aprendizagem contínuo, não só em relação ao conhecimento historicamente construído, mas também em relação à postura profissional e à relação professor-aluno.

Palavras-chave: Ensino de Astronáutica; Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; PIBID.

ESTUDAR, APRENDER E ENSINAR ASTRONÁUTICA E APRENDER A SER PROFESSOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR BOLSISTAS-DOCENTES DO PIBID DE FÍSICA DA UFPR